O Uso Indispensável do Protetor Solar

916 0

A exposição excessiva ao sol pode oferecer grandes riscos à saúde. O protetor solar é um item indispensável para garantir a proteção contra a radiação ultravioleta, o uso do produto é fundamental para prevenir o câncer de pele e o envelhecimento precoce.

A radiação solar afeta a pele com seu fotoenvelhecimento e torna mais intenso as dermatoses fotossensíveis.  Causa o aumento do risco de câncer cutâneo, o tipo mais frequente dessa patologia, responsável por 25% de todos os tumores. O principal agente etiológico dessa enfermidade é a radiação ultravioleta natural (sol). Essa alta incidência exige medidas objetivas para tornar obrigatório o uso de protetores de pele para todas as pessoas expostas à radiação solar.

O protetor solar não funciona apenas como uma barreira física, mas como um componente químico que necessita ser absorvido pela pele para atuar a nível celular, desta forma demanda tempo para agir, sendo indicado a aplicação do produto no mínimo 30 minutos antes da exposição da pele ao sol.

Para uma melhor proteção da pele em relação a doenças, manchas e envelhecimento precoce é indicado que seja evitado a exposição ao sol no período de maior intensidade, que acontece entre 11h e 15h. Para uma proteção constante o protetor solar deve ser reaplicado de duas em duas horas.

O uso do protetor solar se faz fundamental não apenas em dias ensolarados, pois a radiação solar é composta por três componentes: os raios infravermelhos, a luz visível e os raios ultravioletas. Nos dias nublados o que diminui é a luz visível, mas os outros raios estão presentes, pois atravessam as nuvens. Não os vemos, mas estão constantemente atingindo a nossa pele.

Na hora de comprar um protetor solar deve ser observado o FPS (Fator de Proteção Solar) que indica o grau de proteção da pele contra queimadura solar. Com a numeração a partir de 30 já oferecem proteção adequada, mas para aqueles que possuem mais sensibilidade ao sol, tendência de desenvolver manchas ou fotodermatoses, doenças que são desencadeadas pela luz e histórico familiar de câncer de pele, o FPS indicado é a partir de 60.

Élin C. Oliveira

Élin C. Oliveira é Técnica em Estética formada pela Faculdade de Telêmaco Borba / PR.

Deixe seu comentário para a noticia

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *