Outubro Rosa na Unidade de Saúde do Ferreira

733 0

Estamos em Outubro, mês de conscientização sobre o Câncer de Mama. Ao redor do mundo, diversas iniciativas são divulgadas a fim de alertar mulheres sobre a importância de cuidar da saúde das mamas e colo do útero. E neste sábado dia 20/10, foi realizado na Unidade de Saúde do Bairro Ferreira um projeto de conscientização onde objetivo principal seria alertar as mulheres bem como a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama.

Quanto mais cedo a doença for encontrada, maiores serão as chances de cura. A mamografia ainda é a melhor forma de fazer isso. Quem tiver entre 40 e 69 anos deve procurar uma unidade de saúde para realizar o exame.

O “Outubro Rosa”, como é conhecido o movimento, é referente ao laço rosa que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama. A mobilização começou nos Estados Unidos no começo da década de 90, com algumas ações isoladas. Logo depois, o Congresso Americano aprovou uma lei que torna outubro o mês nacional – nos Estados Unidos – de prevenção ao câncer de mama.

Atualmente, a ação acontece em várias cidades ao redor do mundo e é direcionada à conscientização das mulheres. Para chamar mais a atenção das pessoas monumentos, como a Torre Eiffel e o Cristo Redentor são iluminados por uma luz rosa. Algumas paisagens ao redor do mundo também ganham a cor rosa durante o mês de outubro, como é o caso das cataratas do Niagara, no Canadá.

Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), o câncer de mama é o mais comum entre as mulheres no mundo e no Brasil, depois do de pele não melanoma, totalizando 25% dos casos novos a cada ano. A estimativa do instituto é de que mais de 57 mil pessoas sejam descobertas com a doença no Brasil. Quando o diagnóstico é feito no início as chances de cura chegam a 90%.

Presente ao evento, a Vereadora Professora Regiane relatou a redação do Portal Reserva News da importância de acompanhar os trabalhos da equipe, bem como destacar a importância desta conscientização. E comentou:

” Parabenizo a toda equipe de saúde do nosso município,especificamente desta unidade do Bairro Ferreira onde acerca da prevenção e do diagnóstico ajudará a desmistificação da doença tão somente quanto mais informação, mais encontramos apoio e com certeza aprenderemos a lidar.”

Deixe seu comentário para a noticia

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *