Cotidiano

Unidade Móvel do Programa Cuide-se + estará em Reserva

A Secretaria Municipal de Saúde de Reserva em conjunto com o SESI/FIEP e com a parceria do Supermercado Lopata, através do programa Cuide-se + Prevenção do Câncer, estará atendendo a população reservense para a realização exames gratuitos para prevenção e diagnóstico precoce do câncer.

Uma equipe especializada atenderá os presentes para diagnóstico de quatro tipos de câncer – mama, colo de útero, próstata e pele (mancha preocupante). As atividades acontecerão na unidade móvel do programa, totalmente equipada para este fim, e que estará no estacionamento externo do Supermercado Lopata, nos dias 09, 10 e 11 de abril, das 09:00 às 11:50 hs e depois das 13:30 às 17:00 horas.

As pessoas interessadas deverão estar nesses dias, portando seu CPF, RG e o Cartão do SUS. O atendimento será realizado por ordem de chegada, pois as vagas são limitadas.

O Público alvo para mamografia é de mulheres a partir dos 40 anos, colo de útero para mulheres que tenham iniciado atividades sexual e próstata (exame de sangue) para homens a partir de 40 anos.

Objetivos
Para combater o câncer, o objetivo principal do Cuide-se+, por meio do Sesi, é a conscientização dos trabalhadores em relação ao diagnóstico precoce e controle da doença, aumentando assim as chances de recuperação do paciente.

Por que
O risco de desenvolvimento do Câncer é, em sua maioria, determinado por fatores externos, e está relacionado com uma combinação de fatores genéticos, ambientais e, principalmente, o modo de vida que a pessoa leva. Por isso, o foco do programa é a prevenção da doença por meio de orientação, mudanças de hábitos e, principalmente, da realização de exames clínicos periódicos, que podem interferir o diagnóstico positivamente.

O Cuide-se + busca avaliar por meio de exames de rastreamento os possíveis casos de câncer por meio de um programa de detecção precoce do câncer de mama, colo de útero, próstata e pele com base em exames apropriados e da mais alta qualidade, melhorando assim a qualidade de vida e promovendo um aumento na sobrevida das pessoas.

Neste momento, o Sesi vai tratar estes quatro tipos de câncer porque segundo INCA – Instituto Nacional do Câncer no Brasil, as estimativas para este ano apontam a ocorrência de aproximadamente 518.510 casos novos de câncer, incluindo os casos de pele não melanoma, reforçando a magnitude do problema do câncer no país. Sem os casos de câncer de pele não melanoma, estima-se um total de 385 mil casos novos.

Como funciona
A principal ação do Cuide-se+ na área do câncer será a utilização das unidades móveis de atendimento em todo o estado. Nessas unidades, o trabalhador poderá fazer exames e receber orientações para a prevenção da doença.

Redação Reserva News

Matéria que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente por nossa equipe de jornalismo ou obtidos pelos acessos a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Recent Posts

Tradução em tempo real chega ao WhatsApp para mensagens individuais e grupos

O WhatsApp acaba de anunciar um novo recurso que promete facilitar a vida de quem…

16 horas ago

Reserva monta força-tarefa e presta socorro a mais de 55 famílias atingidas por temporais

A Prefeitura de Reserva, por meio da Secretaria de Obras e do Posto da Brigada…

16 horas ago

Dia Internacional das Línguas de Sinais é celebrado nesta terça-feira (23)

Nesta terça-feira (23), é celebrado o “Dia Internacional das Línguas de Sinais”, instituído pela Assembleia…

17 horas ago

Seleção Sub-13 de Reserva vai disputar a Copa 4 Ventos em Castro

A Seleção Sub-13 de Reserva teve sua participação confirmada na Copa 4 Ventos, competição que…

18 horas ago

Cooperativa de reciclagem de Telêmaco Borba, com apoio da Klabin, tem a maior renda do país

A transformação de resíduos em oportunidades sociais, ambientais e econômicas é uma realidade na região…

18 horas ago

Ratinho Junior sanciona lei que reduz IPVA no Paraná para a menor alíquota do país

Agora é lei: o Paraná tem o menor IPVA do Brasil. A nova alíquota do…

19 horas ago