Manejo da ferrugem da soja com o fungicida certo

920 0
Principal doença da soja, se não controlada de forma eficiente, a ferrugem asiática pode causar danos representativos na produtividade e, consequentemente, queda na renda dos agricultores.
 
Novamente para alertar os produtores sobre a necessidade de um bom manejo, uma das dez estações preparadas para o encontro de verão deste ano abordou a associação de fungicidas multissitios neste trabalho. Durante o evento foi apresentada a classificação dos fungicidas, denominados sítio-específico ou multissitio. Sítio-específicos são ativos contra um único ponto da via metabólica de um patógeno ou contra uma única enzima ou proteína necessária para o fungo. Já os multissitios afetam pontos metabólicos do fungo e apresentam baixo risco de resistência, tendo papel importante no manejo antirresistência.
 
O engenheiro agrônomo Alessandro Vitor Zancanela, do departamento técnico da Coamo em Luiziana (Centro-Oeste do Paraná), alertou que os cooperados utilizem a associação de fungicidas multissitios no manejo de ferrugem como forma de prolongar a ferramenta, já que não há previsão de lançamento de novos produtos com novos mecanismos de ação a curto prazo.
 
Fonte - Site de Noticias da COAMO 

Redação Reserva News

Matéria que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente por nossa equipe de jornalismo ou obtidos pelos acessos a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Deixe seu comentário para a noticia

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *