Pontagrossenses desembarcam da Itália com bagagem cultural renovada

770 0

Um grupo de pontagrossensses embarcou para a Itália em busca de enriquecer o aprendizado e prática da arquitetura. A viagem técnica, organizada por Lorena Damo Comel e Welton Zaziski Gomes, do L+W Arquitetos, faz parte do curso de extensão anual promovido pelo casal por meio da Easy Academia de Educação Continuada.

O roteiro, indicado pelos arquitetos que também são professores universitários, teve como destino as cidades de Roma e Florença, onde o grupo formado por estudantes e admiradores da arquitetura visitou edifícios e locais de importância arquitetônica e urbanística, que são referências clássicas mundiais como a Praça Navona, Catedral de Santa Maria Del Fiore, Pilatze de La Signoria, o Auditório Parco Della Música e o Coliseu, uma das sete maravilhas do mundo.

Além de cartões postais italianos, a visita aos edifícios de relevância arquitetônica proporciona referências sobre as próprias construções, seu lado histórico e humano. “Atualmente a arquitetura não se resume apenas a construir uma casa, por exemplo. As pessoas estão buscando um estilo e uma qualidade de vida que também faz parte do nosso trabalho. Elas querem viver melhor, e para isso, é necessário humanizar a nossa profissão”, explica Lorena.

Para quem ainda está estudando, a visita foi além da sala de aula e dos livros. “O enriquecimento cultural e vivência de estar nesses monumentos faz muita diferença na nossa formação. O profissional de arquitetura deve ter uma mente muita aberta, ser criativo e conhecer sobre diferentes culturas e sociedades”, conta a estudante Mayara Karpinski de Carvalho.

Cinco lugares para visitar durante uma architrip na Itália:

  • Coliseu: a viagem precisa contemplar uma parada em uma das sete maravilhas do mundo, construída em 70 d.C.
  • MAXXI, Museu de Artes do século XXI: entre construções históricas milenares, vale uma visita a um espaço voltado para o presente e o futuro, projeto da arquiteta Zaha Hadid.
  • Castel Sant’Angelo: antigo mausoléu do imperador Adriano, de 2 mil anos atrás, com entrada gratuita.
  • Catedral de Santa Maria Del Fiore: localizada em Florença é uma das principais atrações da cidade.
  • Piazza de La Signoria: a praça mais bonita de Florença e que foi o centro administrativo da cidade precisa estar no roteiro de uma archtrip.

Próxima parada

O curso de extensão é aberto a acadêmicos de arquitetura e comunidades em geral. Para 2020 o objetivo é retornar a Europa. “O projeto tem portas abertas a todos que queiram viver a experiência de palpar as histórias apenas vistas e lidas em livros, pois o ato de viver as sensações e as descobertas é muito mais empolgante do que ouvir, ou ler sobre.”, explica Welton. As inscrições sempre são divulgadas pelas redes sociais da Easy Academia de Educação Continuada.

Redação Reserva News

Matéria que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente por nossa equipe de jornalismo ou obtidos pelos acessos a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Deixe seu comentário para a noticia

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *