Regional

Prefeitura de Telêmaco começa divulgação de lista dos contribuintes inadimplentes

A Prefeitura de Telêmaco Borba, por meio da Seção da Dívida Ativa, iniciou à divulgação da lista de devedores no Boletim Oficial do Município. A publicação será a notificação dos contribuintes inadimplentes sobre o início do processo de cobrança via Edital.

Na publicação serão notificados os contribuintes que estão com débitos com o município. Os inadimplentes têm o prazo de 15 dias após a publicação em Diário Oficial para comparecer a Prefeitura e regularizar o débito para evitar a cobrança judicial. 

“Até então, a notificação dos contribuintes inadimplentes era realizada via Aviso de Recebimento (AR) dos Correios, o que trazia pouco retorno ao Município e um custo alto. Com base no Decreto N° 25.748, de 13 de maio de 2019, o Município vai agora notificar essas pessoas com a publicação no Diário Oficial, que tem potencial de alcance maior e atende a todos os princípios da Administração Pública, mais eficiente e econômico”, explicou a chefe da Seção da Dívida Ativa Patrícia Oliveira.

A primeira notificação dos contribuintes inadimplentes no Boletim Oficial, após o Decreto 25.748 de 13 de maio de 2018, foi publicada no dia 17 de maio 2019, na Edição 1351, Edital 08/2019. No dia 22 de maio de 2019 na Edição 1355 do Boletim Oficial, Edital 09/2019 foi divulgada a segunda lista.

Regularização

Os interessados em regularizar a situação da dívida antes da notificação, deve comparecer ao Setor de Dívida Ativa e optar pelo pagamento à vista ou parcelado dos valores.

Após a notificação, o inadimplente tem o prazo de 15 dias, a contar da data da publicação, para regularizar a dívida. Caso isso não aconteça, a Dívida Ativa dará andamento ao processo de cobrança, com ação de execução fiscal ou protesto. “A notificação com publicação no Boletim Oficial é a etapa inicial do processo de cobrança, substituindo a notificação via AR, pouco eficiente. Caso alguma informação dessa notificação esteja errada, constando nomes ou valores por engano, basta o contribuinte comparecer ao Setor de Cadastro e Lançamento para esclarecimento e atualização do cadastro”, esclareceu Patrícia.

Divulgação

A chefe de Seção da Dívida Ativa destaca que é permitida a divulgação dos devedores apenas no Boletim Oficial do Município. “Qualquer compartilhamento e divulgação em outros canais será de responsabilidade exclusiva de quem fez a publicação”, finalizou.

Fonte – Prefeitura Municipal de Telêmaco Borba

Redação Reserva News

Matéria que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente por nossa equipe de jornalismo ou obtidos pelos acessos a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Recent Posts

Enem 2025: saiba o que é permitido levar no primeiro dia de provas

As primeiras provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2025 serão realizadas neste…

1 hora ago

Tornado causa destruição e deixa 6 mortos e ao menos 430 feridos no Paraná

O Corpo de Bombeiros Militar do Paraná (CBMPR) e os serviços de saúde atenderam, até…

2 horas ago

Município de Rio Bonito do Iguaçu foi atingido por um tornado, confirma Simepar

O Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar) classificou como um tornado a…

3 horas ago

Veiculo colide contra caminhão estacionado e deixa condutora com lesões graves

No começo da tarde desta sexta-feira, dia 07, por volta das 13h00, na altura do…

19 horas ago

Catálogo de produtos artesanais da região será lançado durante a ExpoIpiranga

A 1ª edição do Catálogo de Produtos da região será lançada de 4 a 7…

19 horas ago

Prefeitura de Reserva entrega 22 escrituras pela Reurb; regularização fundiária pode beneficiar 2 mil imóveis em 2026

Foi realizada nesta quinta-feira (6) a entrega de 22 escrituras a moradores da região da…

19 horas ago