Campanha Faça Bonito movimentou o município de Reserva

6300 0

No mês de maio, o CMDCA juntamente com a Secretaria de Assistência Social, promoveu a Campanha Faça Bonito, de combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes.

Do dia 14 ao dia 30 realizadas palestras em todos os Centros de Educação Infantil, escolas e colégios do município de Reserva e localidades próximas. A equipe envolvida, preparou materiais adaptados às faixas etárias dos alunos, a fim de conscientizar de forma lúdica e clara, como se prevenir e denunciar casos de abuso sexual.

Além disso, no dia 17 de Maio, aconteceu, no auditório da Câmera de Vereadores, uma roda de conversa com duas convidadas para lá de especiais: Delegada Ana Paula Cunha Carvalho e Psicóloga Simone Sanson do Núcleo de proteção à criança e ao adolescentes vítimas de crimes de Ponta Grossa – PR.

Nesta tarde, ambas compartilharam sobre a importância do trabalho em rede para que o combate se torne efetivo em nosso município! A Rede nada mais é do que um conjunto articulado de pessoas e instituições que atuam para efetivar os direitos das crianças e dos adolescentes, dentre os quais podemos citar: Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (com os gestores responsáveis pelas políticas públicas de educação, saúde, assistência social, cultura, esporte, lazer etc.), Conselho Tutelar, Juiz da Infância e da Juventude, Promotor da Infância e da Juventude, professores e diretores de escolas, responsáveis pelas entidades não governamentais de atendimento a crianças, adolescentes e famílias etc.

Todas essas instituições deveriam caminhar juntas, uma vez que existência de cada uma é complementar à existência das outras e o papel de cada um de seus integrantes igualmente importante para que a “proteção integral” de todas as crianças e adolescentes, prometida já pelo art. 1º, da Lei nº 8.069/90. Infelizmente a realidade em nosso município é bem distante disso…

Como sugestão a Delegada Ana Paula, ressaltou a importância de existir um Hospital de referência para atendimentos de crianças e adolescentes que são abusadas e violentadas. Também apontou que a equipe do Conselho Tutelar deve ser forte e engajada e possuir uma boa comunicação com a delegacia do município para que todo o processo seja rápido e seguro para a criança/adolescente vítima de abuso, bem como a condenação do agressor.

Por fim, no dia 18 de maio, que é o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes, aconteceu uma mobilização na Praça da Matriz. Toda a equipe envolvida, juntamente com crianças e adolescentes de diferentes escolas, igrejas e comunidades, abordou pedestres e motoristas convidando-os a combater o abuso sexual de crianças e adolescentes através da denúncia (junto ao Conselho Tutelar, ou através do Disque 100).

Confira como foi nossa Campanha através das nossas redes sociais @cmdcareserva e não deixe de proteger nossas crianças e adolescentes! Abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes é crime! Denuncie!

Veja as fotos do evento:

Deixe seu comentário para a noticia

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *