A quarta-feira foi de capacitação para médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e Agentes Comunitários de Saúde (ACS). Eles aprenderam um pouco mais sobre o manejo clínico em casos de arboviroses (doenças transmitidas por insetos e aracnídeos), como a febre amarela, dengue, Zika vírus e febre chikungunya.
A capacitação foi ministrada pelo técnico da Secretaria de Estado de Saúde (Sesa), José Carlos Leite. “Morreu um macaco aqui na região e a gente está fazendo a capacitação nos municípios onde ocorreu o que a gente chama de epizootia, que são morte de animais, no caso da febre amarela em macacos. A gente está correndo as regionais e estamos vindo aqui em Tibagi para falar mais sobre a doença”, disse Leite.
O técnico falou de forma mais aprofundada sobre os cuidados, o tipo de transmissão, a evolução, as formas de contágio e como os profissionais da saúde podem agir para orientar a população e evitar a contaminação.
A febre amarela é uma doença que pode ser evitada com a vacina e quem ainda não se imunizou pode procurar a unidade de saúde mais próxima e garantir a prevenção à doença.
Fonte - Secretaria da Saúde de Tibagi
A Sanepar informou em nota oficial, por volta das 12 horas deste sábado, dia 08,…
As primeiras provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2025 serão realizadas neste…
O Corpo de Bombeiros Militar do Paraná (CBMPR) e os serviços de saúde atenderam, até…
O Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar) classificou como um tornado a…
No começo da tarde desta sexta-feira, dia 07, por volta das 13h00, na altura do…
A 1ª edição do Catálogo de Produtos da região será lançada de 4 a 7…