Na noite da próxima segunda-feira (1º) 17 estabelecimentos comerciais de Palmeira apresentam seus pratos preparados especialmente para participar da Linha Gastronômica de Palmeira – Festival de Inverno – 2ª edição. A cerimônia de lançamento acontece na praça Marechal Floriano Peixoto, em um prédio histórico recém-restaurado e que já abrigou diversos empreendimentos, entre eles o tradicional Bar Paraná.
Serão 14 estabelecimentos participantes localizados na área urbana e outros três da Colônia Witmarsum. O desafio para os chefes de cozinha e cozinheiros foi escolher um ou mais ingredientes, entre os oito estabelecidos pelo projeto, para criar seus pratos. As opções foram batata-doce, gengibre, milho, batata-salsa, nêspera, erva-mate, butiá e pinhão.
O prefeito Edir Havrechaki, destaca o sucesso do Festival realizado em 2018. “O número de clientes aumentou consideravelmente nos estabelecimentos devido a Linha Gastronômica, no período de realização do ano passado. Foi um grande estímulo para os palmeirenses e habitantes de outras cidades saírem de suas casas e irem até os restaurantes e demais estabelecimentos participantes para apreciar os pratos”, destacou.
Waldir Joanassi Filho, secretário de Cultura, Patrimônio Histórico, Turismo e Relações Públicas, enfatizou que a Linha Gastronômica fomenta o turismo do município. “No ano passado já constatamos que muitos turistas vieram para Palmeira para apreciar os pratos participantes, fazendo com que circulasse mais dinheiro e atraísse investimentos em nossa cidade. Isso destaca que temos um potencial enorme em Palmeira e neste ano esperamos receber ainda mais visitantes, além de fazer com que os próprios palmeirenses circulem entre os estabelecimentos”, contou.
O projeto é realizado pela Prefeitura de Palmeira, através da Secretaria Municipal de Cultura, Patrimônio Histórico, Turismo e Relações Públicas, em parceria com a Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) e Associação Comercial e Industrial de Palmeira (ACIP).
O Festival
Na primeira edição do Festival, no inverno de 2018, 25 estabelecimentos palmeirenses aderiram ao projeto, sendo 17 participantes da área urbana e oito da Colônia Witmarsum. Os participantes criaram 27 pratos especiais utilizando os ingredientes sugeridos. Muitos comerciantes se mostraram animados com os resultados obtidos e relataram que em determinadas datas tiveram que reservar mesas para quem queria experimentar as deliciosas receitas criadas.
Fonte – Prefeitura Municipal de Palmeira
A Sanepar informou em nota oficial, por volta das 12 horas deste sábado, dia 08,…
As primeiras provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2025 serão realizadas neste…
O Corpo de Bombeiros Militar do Paraná (CBMPR) e os serviços de saúde atenderam, até…
O Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar) classificou como um tornado a…
No começo da tarde desta sexta-feira, dia 07, por volta das 13h00, na altura do…
A 1ª edição do Catálogo de Produtos da região será lançada de 4 a 7…