Cotidiano

Primeira estaca marca o início das obras do Projeto Puma II em Ortigueira

A Klabin deu início às obras da primeira fase do Projeto Puma II com a colocação da primeira estaca do prédio da Máquina de Papel 27 nesta quarta-feira, 3 de julho. Outro momento muito importante foi o começo da terraplanagem na área da nova Estação de Tratamento de Efluentes (ETE). Estes são os primeiros eventos de construção civil a serem realizados nas obras de ampliação da Unidade Puma, fábrica de celulose da empresa, situada em Ortigueira. O diretor-geral Cristiano Teixeira esteve presente.

“Colocar a primeira estaca dentro do prazo estabelecido é um grande marco para o começo deste grande desafio que é realizar o maior investimento da história da Klabin”, ressalta Francisco Razzolini, diretor de Tecnologia Industrial, Inovação, Sustentabilidade e Negócio Celulose. “E no mesmo dia começar as obras na ETE também simboliza nosso compromisso com a aplicação das tecnologias mais avançadas para a sustentabilidade.” 

A MP 27 deverá iniciar suas operações em 2021, com capacidade de 450 mil toneladas por ano de papel kraftliner 100% de fibra de eucalipto – Eukaliner, produto que a Klabin exporta e converte em suas próprias embalagens de papelão ondulado. Com a nova Estação de Tratamento de Efluentes (ETE), a Unidade Puma passa a ter três linhas dedicadas, com tratamento de nível terciário aplicado aos efluentes gerados pela fábrica.

Sobre o Projeto Puma 

O Projeto Puma II será dividido em duas etapas. A primeira envolve a construção de uma linha de fibras para produzir celulose não branqueada integrada a uma máquina de papel Kraftliner e Kraftliner Branco, que serão comercializados sob a marca Eukaliner, com capacidade de 450 mil toneladas anuais.

A segunda etapa do projeto contempla a construção de uma linha de fibras complementar integrada a uma máquina de papel Kraftliner com capacidade de 470 mil toneladas anuais e expansão de algumas estruturas de apoio.

Empregos

 Durante o pico de obras, cerca de 11 mil postos de trabalho serão gerados. O objetivo da empresa é alcançar e até melhorar o aproveitamento da mão de obra regional obtido durante o Projeto Puma I.

Fonte – Assessoria de Imprensa da Klabin

Redação Reserva News

Matéria que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente por nossa equipe de jornalismo ou obtidos pelos acessos a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

View Comments

    • Prezado Tiago, Agradecemos o contato. Com relação a sua pergunta, informamos que segundo a Klabin, durante o pico de obras, cerca de 11 mil postos de trabalho serão gerados. Conforme a assessoria de comunicação da empresa for nos repassando informações, as mesmas serão publicadas aqui no portal. Sucesso em suas buscas. Abraços

Recent Posts

Moradora da localidade do Vau, em Reserva, está desaparecida e família pede ajuda para localizá-la

Uma mulher moradora da localidade do Vau, no interior de Reserva está desaparecida desde a…

16 horas ago

Fim de semana em Reserva terá calor, instabilidade e chance de chuva, diz Simepar

A previsão do tempo para o fim de semana em Reserva indica que, após a…

19 horas ago

A novela continua: DER/PR homologa pavimentação entre Imbaú e Reserva

O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR), autarquia da Secretaria de Infraestrutura e…

19 horas ago

Bunge voltará a produzir farinha de trigo Rosa Branca em Ponta Grossa

A Bunge, empresa líder em soluções para o agronegócio que conecta agricultores a consumidores de…

19 horas ago

Telêmaco Borba passa a contar com carreta de saúde da mulher para pacientes do SUS

Mais 32 municípios brasileiros passam a contar, a partir desta sexta-feira (30), com as carretas…

19 horas ago

Departamento de Esportes de Reserva realiza peneira de futsal para a Copa AMCG 2026

O Departamento de Esporte de Reserva realizará, em fevereiro, uma peneira de futsal com o…

20 horas ago