Cotidiano

Telêmaco Borba terá à partir desta quarta-feira três vôos semanais para Curitiba

Será lançado nesta quarta-feira (07/08) o programa Voe Paraná, para incentivar a aviação regional, oferecendo ligação aérea partindo e chegando a dez cidades menores, entre 32 mil e 155 mil habitantes. Os municípios de Paranaguá, Arapongas, Campo Mourão, Francisco Beltrão, Paranavaí, Cianorte, Telêmaco Borba, Cornélio Procópio, União da Vitória e Guaíra se juntam aos outros dez que já tinham oferta de voos comerciais. Futuramente, Guarapuava deve entrar na lista também.

A Gol irá oferecer o serviço, em aeronaves Cessna Grand Caravan, com até 12 lugares. Serão de três a quatro voos semanais – todos com destino a Curitiba, mas com a possibilidade de parada em algumas cidades dentro da rota (confira no mapa).

Novos voos no Paraná
Rotas regionais serão feitas com aeronaves Cessna Grand Caravan, operadas pela Gol, veja a lista de cidades atendidas:

Voos para Curitiba
Cidade habitantes
Arapongas 121 mil
Campo Mourão 94 mil
Cianorte 82 mil
Cornélio Procópio 48 mil
Francisco Beltrão 90 mil
Guaira 33 mil
Paranaguá 154 mil
Paranavaí 89 mil
Telêmaco Borba 78 mil
União da Vitória 57 mil
O secretário estadual de Infraestrutura e Logística, Sandro Alex de Oliveira, comenta que o programa buscou ampliar a oferta de transporte aéreo, com trajetos mais rápidos a preços competitivos. Ele explicou que os preços dependerão de uma série de fatores, como o prazo de antecedência da compra da passagem e a distância percorrida, mas que a faixa de valores deve, em média, ficar em R$ 350.

A expectativa é que os primeiros trechos sejam percorridos nos próximos 20 dias e que, até em dois meses, todas as rotas estejam operando. “É a primeira vez na história do Paraná que a aviação comercial atende cidades desse porte”, destaca o secretário. No passado, alguns dos municípios tiveram rotas aéreas, mas eram situações isoladas. Foi o caso de Campo Mourão, que teve voos pela empresa Real. Ele também salienta que o modelo de aeronave escolhido é seguro e atende às especificações de todas as pistas e o fluxo estimado é proporcional à estrutura dos aeroportos listados.

Com um conjunto de iniciativas, o governo do Paraná espera aumentar a quantidade de voos e diminuir os preços. Uma das medidas tomadas, no mês passado, foi a redução do ICMS sobre o combustível da aviação civil, da alíquota de 18% para até 7%, mediante investimentos e ampliação na oferta e na malha.”

Plugin-Info

Recent Posts

Moradora da localidade do Vau, em Reserva, está desaparecida e família pede ajuda para localizá-la

Uma mulher moradora da localidade do Vau, no interior de Reserva está desaparecida desde a…

11 horas ago

Fim de semana em Reserva terá calor, instabilidade e chance de chuva, diz Simepar

A previsão do tempo para o fim de semana em Reserva indica que, após a…

13 horas ago

A novela continua: DER/PR homologa pavimentação entre Imbaú e Reserva

O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR), autarquia da Secretaria de Infraestrutura e…

14 horas ago

Bunge voltará a produzir farinha de trigo Rosa Branca em Ponta Grossa

A Bunge, empresa líder em soluções para o agronegócio que conecta agricultores a consumidores de…

14 horas ago

Telêmaco Borba passa a contar com carreta de saúde da mulher para pacientes do SUS

Mais 32 municípios brasileiros passam a contar, a partir desta sexta-feira (30), com as carretas…

14 horas ago

Departamento de Esportes de Reserva realiza peneira de futsal para a Copa AMCG 2026

O Departamento de Esporte de Reserva realizará, em fevereiro, uma peneira de futsal com o…

14 horas ago