A Polícia Civil do Paraná (PCPR), com o apoio da Polícia Federal, deflagrou uma operação na manhã desta terça-feira (13), com o objetivo de apurar o envolvimento de colombianos com a prática criminosa conhecida como agiotagem. Oito mandados de busca e apreensão foram cumpridos em Ponta Grossa, na região dos Campos Gerais no Paraná.
As ordens judiciais foram cumpridas nos bairros Boa Vista e Órfãos. Ao todo, 13 estrangeiros foram encaminhados para a delegacia para prestar esclarecimentos. Três deles estavam em situação irregular no Brasil.
Durante as buscas, a PCPR apreendeu R$ 20 mil em dinheiro, panfletos de publicidade, anotações referente a empréstimos, um pé de maconha, uma espingarda de pressão e diversos celulares.
De acordo com as investigações, os estrangeiros oferecem serviços de empréstimos através de cartões e panfletos para comerciantes da cidade. Assim que realizado o empréstimo do dinheiro, os suspeitos fazem cobranças diárias, de juros que chegavam a 1% ao dia.
Conforme apurado, o grupo pressionava as vítimas diversas vezes ao dia. Inclusive, em uma das ocasiões, um dos suspeitos teria ido armado efetuar uma cobrança, ameaçando danificar o estabelecimento da vítima caso o pagamento não fosse realizado naquele dia.
Além do crime de usura, os suspeitos também são investigados por extorsão, lavagem de dinheiro e associação criminosa. A pena prevista aos suspeitos é de até 10 anos de prisão.
A Sanepar informou em nota oficial, por volta das 12 horas deste sábado, dia 08,…
As primeiras provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2025 serão realizadas neste…
O Corpo de Bombeiros Militar do Paraná (CBMPR) e os serviços de saúde atenderam, até…
O Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar) classificou como um tornado a…
No começo da tarde desta sexta-feira, dia 07, por volta das 13h00, na altura do…
A 1ª edição do Catálogo de Produtos da região será lançada de 4 a 7…