O Castramóvel de Tibagi obteve a autorização, do Conselho de Veterinária do Paraná, para começar a operar esta semana. Nesta sexta-feira (18/10), aconteceram as primeiras castrações. Os serviços serão oferecidos de acordo com critérios sociais, que englobam maiores riscos e vulnerabilidade social, aprovados pelo Conselho Municipal de Saúde.
De acordo com o secretário municipal de Saúde, Wilson Silva, as atividades do Castramóvel irão contribuir para o controle da população canina de rua. “O município de Tibagi já realiza castrações de animais por meio do repasses de recursos à Associação Sonho Tibagiano, como também por meio de credenciamento de clínica particular. Nosso programa de castração está ocorrendo com cerca de quarenta castrações por mês, entre as feitas pela Associação e pela prefeitura. Com o Castramóvel este número só tende a crescer”, explica.
De acordo com a SMS a maioria dos cachorros que estão na rua são semidomiciliados, ou seja, têm dono, mas circulam livremente fora de seus quintais. “O poder público está buscando alternativas para o controle populacional dos cães, como castrações e ações educativas, mas é fundamental que a população colabore e mantenha seus cães nas dependências de suas casas, não permitam que os animais saiam para perambular pelas ruas, causando acidentes e doenças”, pede o secretário de Saúde.
A lista de espera e triagem dos animais que atendem aos requisitos, definidos pelo Conselho Municipal de Saúde, é feita em parceria com a Associação Sonho Tibagiano.
O Castramóvel está localizado no Canil Municipal e conta com toda a infraestrutura necessária para realizar seus atendimentos com segurança. Para cadastrar animais para futuras castrações é necessário entrar em contato com a Associação Sonho Tibagiano, pelo telefone 42 99916-9134.
A Sanepar informou em nota oficial, por volta das 12 horas deste sábado, dia 08,…
As primeiras provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2025 serão realizadas neste…
O Corpo de Bombeiros Militar do Paraná (CBMPR) e os serviços de saúde atenderam, até…
O Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar) classificou como um tornado a…
No começo da tarde desta sexta-feira, dia 07, por volta das 13h00, na altura do…
A 1ª edição do Catálogo de Produtos da região será lançada de 4 a 7…