Através de licitação realizada neste mês a Prefeitura de Palmeira vai adquirir luminárias que possuem tecnologia de Diodo Emissor de Luz (Led) para realizar substituição em postes da cidade. Cerca de 114 unidades serão instaladas ao longo da Rua Conceição, no trecho entre o Polo da Universidade Aberta do Brasil (UAB) e Viaduto da BR-277; na Rua XV de Novembro, no trecho entre o Colégio Dom Alberto Gonçalves (Cedag) e PR-151 (Senai); na Rua Santos Dumont no trecho entre o Cedag e PR-151 (saída Ponta Grossa); e em todo o entorno da Praça Marechal Floriano Peixoto.
O prefeito de Palmeira, Edir Havrechaki, acredita que a nova iluminação dará um novo aspecto para certos pontos da cidade. “A iluminação pública é uma responsabilidade do município, que através das contribuições vindas dos munícipes deve fornecer retorno com investimentos”, comentou. “Renovar a iluminação desses locais foi um compromisso firmado pela administração e que agora está sendo efetivado. Tenho certeza que o retorno será muito positivo para nossa cidade”, destacou o prefeito.
De acordo com a secretária de Obras e Infraestrutura, Francine Albuquerque, além de mais modernas, as novas luminárias são mais econômicos e apresentam mais poder de iluminação. “Esses equipamentos foram adquiridos pensando em tornar o ambiente noturno dessas ruas, mais vivo e agradável. Além disso, a economia será maior para os cofres públicos a médio prazo”, comentou.
Ainda segundo Albuquerque as novas lâmpadas Led podem iluminar três vezes mais do que as lâmpadas atuais. Os novos equipamentos têm 250 watts de potência, contam com fluxo luminoso de quase 30 mil lúmens, proteção contra água, poeira e impactos, e vida útil de 80 mil horas.
As instalações serão realizadas entre os dias 15 e 17 de novembro, com início pela Rua Conceição, seguindo para Praça Marechal Floriano Peixoto, Rua Santos Dumont, e terminando na Rua XV de Novembro. O trabalhos serão realizados entre às 07:00 e 18:00 horas. Portando, neste período, é possível que haja alteração no fluxo do trânsito e também bloqueio de ruas.
Além da iluminação nas ruas, as praças Ludovico Ristow, Marechal Floriano Peixoto, e Domingos Theodorico de Freitas também receberão nova iluminação nos postes internos. “Como as lâmpadas atuais são de luz amarela e as novas terão luz branca, as praças também serão modernizadas para dar mais harmonia entre as cores da iluminação pública”, explica a secretária Francine.
Fonte - Assessoria de Comunicação da P.M. de Palmeira
A previsão do tempo para o fim de semana em Reserva indica que, após a…
O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR), autarquia da Secretaria de Infraestrutura e…
A Bunge, empresa líder em soluções para o agronegócio que conecta agricultores a consumidores de…
Mais 32 municípios brasileiros passam a contar, a partir desta sexta-feira (30), com as carretas…
O Departamento de Esporte de Reserva realizará, em fevereiro, uma peneira de futsal com o…
A Polícia Civil do Paraná prendeu preventivamente, na manhã desta sexta-feira (30), um homem de…