Agropecuária

Só 15% dos produtores atualizaram seu rebanho faltando 10 dias para fim do prazo

A apenas 10 dias para o fim da Campanha de Atualização do Rebanho no Estado, apenas 15% dos produtores rurais já prestaram as informações necessárias à Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar). Dos 244,5 mil produtores que precisam fazer o cadastro, somente 36,8 mil já cumpriram com a obrigação, ou seja, 15% do total. Ainda falta um total de 207,6 mil (85%) pecuaristas. Lembrando que a pena para quem não fizer o cadastro inclui bloqueio das atividades pecuárias e multa.

As regionais que mais fizeram cadastros são as de Dois Vizinhos, no Sudoeste do Paraná, onde 24,2% dos produtores já cumpriram com suas obrigações; Guarapuava, com 20%; e Francisco Beltrão, com 19,7%. Já a seção de Londrina tem o pior desempenho, com apenas 9,6% dos produtores em dia com o cadastro; seguida por Campo Mourão, com 10,7%; e Curitiba, com 10,9%. Os dados são da Adapar e foram atualizados no dia 19 de novembro.

O prazo para fazer a atualização do rebanho começou a correr no dia 1º de novembro e vai até o último dia deste mês (30). O procedimento é obrigatório para todos aqueles que tenham animais com interesse econômico no Estado. Isso vale, portanto, para todas aquelas atividades que necessitam da chamada Guia de Trânsito Animal (GTA). O trâmite é gratuito e pode ser feito tanto pelo site da Agência de Defesa Agropecuária (Adapar) ou pessoalmente (veja abaixo, em Serviço).

A exigência do cadastro foi implantada como parte das ações que substituem a vacinação obrigatória de bovinos e bufalinos contra febre aftosa. A Instrução Normativa 47, da Adapar, previu a suspensão da vacina para esses dois grupos de animais, que acontecia em duas fases anualmente. Com a retirada da vacina, a Adapar substituiu a comprovação da vacinação, pela Campanha de Atualização de Rebanhos, para assegurar o controle sanitário no Estado.

A medida obrigatória vale para propriedades que detenham animais de produção ou trabalho, como bovinos, bufalinos, cabras, ovelhas, suínos, cavalos, jumentos, mulas, galinhas, peixes, além de caixas de abelhas. Essa é uma forma de promover um conjunto de ações que vão provocar uma melhoria na sanidade das criações voltadas à produção de proteínas animais no Estado.

Serviço

A atualização do rebanho pode ser feita pelo site: http://www.produtor.adapar.pr.gov.br/comprovacaorebanho. Também é possível fazer o procedimento pessoalmente em uma unidade local da Adapar, em um escritório de atendimento municipal autorizado ou em um sindicato rural autorizado.

 

Redação Reserva News

Matéria que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente por nossa equipe de jornalismo ou obtidos pelos acessos a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Recent Posts

Tradução em tempo real chega ao WhatsApp para mensagens individuais e grupos

O WhatsApp acaba de anunciar um novo recurso que promete facilitar a vida de quem…

15 horas ago

Reserva monta força-tarefa e presta socorro a mais de 55 famílias atingidas por temporais

A Prefeitura de Reserva, por meio da Secretaria de Obras e do Posto da Brigada…

15 horas ago

Dia Internacional das Línguas de Sinais é celebrado nesta terça-feira (23)

Nesta terça-feira (23), é celebrado o “Dia Internacional das Línguas de Sinais”, instituído pela Assembleia…

15 horas ago

Seleção Sub-13 de Reserva vai disputar a Copa 4 Ventos em Castro

A Seleção Sub-13 de Reserva teve sua participação confirmada na Copa 4 Ventos, competição que…

17 horas ago

Cooperativa de reciclagem de Telêmaco Borba, com apoio da Klabin, tem a maior renda do país

A transformação de resíduos em oportunidades sociais, ambientais e econômicas é uma realidade na região…

17 horas ago

Ratinho Junior sanciona lei que reduz IPVA no Paraná para a menor alíquota do país

Agora é lei: o Paraná tem o menor IPVA do Brasil. A nova alíquota do…

18 horas ago