Agropecuária

Altas infestações das moscas-brancas ameaçam as plantações de soja

Como combater a mosca-branca de vez? Esta é dúvida que está presente no dia a dia de agricultores aos produtores de animais do Brasil todo, principalmente dos profissionais envolvidos na cultura da soja. Quando o manejo contra esta praga não é realizado da maneira correta, a produtividade dos grãos sai “voando pelos ares”. “A mosca-branca suga a seiva e expele um líquido açucarado. Esses açúcares acabam caindo na folha do terço médio baixeiro da planta, e isso favorece o aparecimento de fungos oportunistas, do gênero Capnodium, que levam ao surgimento da fumagina”, explica Germison Tomquelski, pesquisador da Fundação Chapadão.

A fumagina recobre as folhas de soja, impedindo a fotossíntese, o que leva a quedas de produtividade. “Este hoje é o grande problema com a mosca-branca no Brasil e pode levar as quebras que variam de 10% a 50%. O produtor ‘perdeu a mão’ e, consequentemente, vai perder na produtividade”, lamenta Tomquelski. Além destes danos diretos, a mosca-branca ainda prejudica as lavouras por meio da transmissão de viroses. “Ela leva 16 horas para se alimentar e transmitir o vírus, é muito rápido. E as plantas de soja hoje no Brasil estão muito suscetíveis a essa questão da virose. Então, existe um problema aí à vista que precisamos trabalhar mais intensivamente, para que os produtores brasileiros não sejam pegos de surpresa. É um problema mais novo e que deve ser trabalhado pela parte da pesquisa”, completa.

Segundo o especialista, diversos inseticidas disponíveis hoje no mercado brasileiro apresentam controle somente sobre os adultos de moscas-brancas. “São utilizados neonicotinoides ou misturas de piretroides com neonicotinoides, para o controle de percevejos, e muitas vezes, subentende-se que está sendo feito um controle de mosca-branca, com esses tipos de produtos. Claro, existem produtos que têm uma ação maior sobre a praga, comparada a esses outros. Mas, desta forma, ainda não é possível quebrar o ciclo da praga, fazendo com que tenha sobras e em determinados momentos se acumulam e levado a altas infestações, e prejuízos”.

Durante as altas infestações, produtores buscam soluções com agrônomos ou técnicos de campo para aprimorarem o manejo, mas neste momento pode ser tarde demais combater os prejuízos. “Com os altos índices de mosca-branca, fica difícil você controlar, assim presenciamos um dano às plantas de soja. Esses danos levam à queda de produtividade. Essas sobras são um grande problema, porque muitas vezes o produtor chega tarde para controlá-las e precisa de inseticidas que tenham uma boa ação-eficiência. Preconizamos da necessidade de fazer na hora certa, momento correto para atender às expectativas do produtor”, observa Tomquelski.

Segundo ele e sua experiência em campo, os produtores de soja esperam por novos produtos com boa ação de controle da mosca-branca. “Soluções inovadoras protegem o investimento do produtor, que, na cultura da soja, não é baixo. Hoje os custos vêm aumentando, principalmente com adubo, insumos, operações, e o produtor precisa proteger seu investimento. Um novo inseticida com nova molécula viria de encontro com as necessidades do produtor para fazer essa proteção”, completa.

Redação Reserva News

Matéria que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente por nossa equipe de jornalismo ou obtidos pelos acessos a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Recent Posts

Após chuvas, Reserva e mais 4 localidades da região estão com o abastecimento paralisado devido à falta de energia

A Sanepar informou em nota oficial, por volta das 12 horas deste sábado, dia 08,…

6 horas ago

Enem 2025: saiba o que é permitido levar no primeiro dia de provas

As primeiras provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2025 serão realizadas neste…

8 horas ago

Tornado causa destruição e deixa 6 mortos e ao menos 430 feridos no Paraná

O Corpo de Bombeiros Militar do Paraná (CBMPR) e os serviços de saúde atenderam, até…

9 horas ago

Município de Rio Bonito do Iguaçu foi atingido por um tornado, confirma Simepar

O Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar) classificou como um tornado a…

9 horas ago

Veiculo colide contra caminhão estacionado e deixa condutora com lesões graves

No começo da tarde desta sexta-feira, dia 07, por volta das 13h00, na altura do…

1 dia ago

Catálogo de produtos artesanais da região será lançado durante a ExpoIpiranga

A 1ª edição do Catálogo de Produtos da região será lançada de 4 a 7…

1 dia ago