A Secretaria de Agricultura através da Prefeitura Municipal de Imbaú, realiza a campanha de Vacinação contra Brucelose (Novilhas de 3 a 8 meses – B19 , e de 8 meses acima – RB51).
Entendendo que todos os pecuaristas necessitam do serviço, a despesa é somente da dose da vacina e do brinco que comprova a vacinação, já o serviço é custeado pelo Prefeitura Municipal de Imbaú, perante os órgãos estaduais fiscalizados (ADAPAR) .
O objetivo da campanha de vacinação é proteger o rebanho contra a brucelose, e consequentemente, a população humana, já que a brucelose é uma enfermidade zoonótica, que pode ser transmitida para os seres humanos através do contato com secreções e sangue do animal e até mesmo por meio do consumo de leite e seus derivados não pasteurizados.
A brucelose bovina é uma doença causada pela bactéria Brucella abortus. O abortamento ocorre geralmente no último terço da gestação, sendo o principal sintoma dessa enfermidade. Além disso, nascimento de bezerros fracos, retenção de placenta, corrimento vaginal, inflamação das articulações e inflamação dos testículos também são sinais clínicos apresentados.
Em relação aos prejuízos pode-se apontar queda da produtividade, menor produção de leite, baixos índices reprodutivos, aumento no intervalo entre partos, morte de bezerros precocemente e perda de animais.
No ano de 2019 mais de 200 cabeças de gado foram vacinadas.
Para mais informações, é necessário entrar em contato com a Secretaria de Agricultura, situada na praça da cidade.
A Sanepar informou em nota oficial, por volta das 12 horas deste sábado, dia 08,…
As primeiras provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2025 serão realizadas neste…
O Corpo de Bombeiros Militar do Paraná (CBMPR) e os serviços de saúde atenderam, até…
O Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar) classificou como um tornado a…
No começo da tarde desta sexta-feira, dia 07, por volta das 13h00, na altura do…
A 1ª edição do Catálogo de Produtos da região será lançada de 4 a 7…