Regional

Prefeitura de Palmeira notifica empresa multinacional por danos causados em estradas

A Prefeitura Municipal de Palmeira está notificando judicialmente uma empresa multinacional do ramo madeireiro que exerce extração na localidade de Rincão do Coxo, no distrito de Papagaios Novos. O motivo da notificação é a grande deterioração causada nas estradas rurais que são utilizadas para escoar as madeiras cortadas na região, além da poluição atmosférica através de nuvens de poeira.

O fato se agrava diante do grande número de caminhões que utilizam as referidas vias. De acordo com a secretária de Obras e Infraestrutura, Francine Albuquerque, “as estradas das localidades próximas vem sofrendo danos, além da normalidade esperada, tendo em vista o grande e rotineiro tráfego de caminhões pesados, os quais não observam as intempéries climáticas e com isso acabam ocasionando danos ao patrimônio público e à comunidade. Além do dano material, os moradores também relatam que a poeira excessiva levantada pelos veículos, que não raras as vezes transitam em velocidade incompatível, está causando problemas respiratórios”, disse Albuquerque.

A secretária também destaca que as estradas utilizadas para escoar a matéria-prima receberam manutenção recentemente. “Um dos trechos que está deteriorado, por exemplo, recebeu 4 km de pavimentação poliédrica. Foi um investimento alto para atender uma demanda dos moradores de Papagaios Novos e Vilinha, porém o piso já está ficando danificado em alguns trechos”, contou.

Por zelar pelo interesse coletivo e pelo patrimônio público, e tendo fundamento legal para isso, a Prefeitura notificou a empresa para que a mesma entre em contato com o Município no prazo de cinco dias, para tratar do assunto.

É de conhecimento da Prefeitura de Palmeira que a multinacional realiza parceria com outros municípios para manutenção das estradas rurais que utiliza. “Isso comprova de forma inequívoca que o trânsito frequente de caminhões com cargas elevadas causa danos às estradas, os quais são reconhecidos pela própria empresa”, relatou Albuquerque.

Redação Reserva News

Matéria que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente por nossa equipe de jornalismo ou obtidos pelos acessos a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Recent Posts

Moradora da localidade do Vau, em Reserva, está desaparecida e família pede ajuda para localizá-la

Uma mulher moradora da localidade do Vau, no interior de Reserva está desaparecida desde a…

14 horas ago

Fim de semana em Reserva terá calor, instabilidade e chance de chuva, diz Simepar

A previsão do tempo para o fim de semana em Reserva indica que, após a…

16 horas ago

A novela continua: DER/PR homologa pavimentação entre Imbaú e Reserva

O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR), autarquia da Secretaria de Infraestrutura e…

16 horas ago

Bunge voltará a produzir farinha de trigo Rosa Branca em Ponta Grossa

A Bunge, empresa líder em soluções para o agronegócio que conecta agricultores a consumidores de…

16 horas ago

Telêmaco Borba passa a contar com carreta de saúde da mulher para pacientes do SUS

Mais 32 municípios brasileiros passam a contar, a partir desta sexta-feira (30), com as carretas…

17 horas ago

Departamento de Esportes de Reserva realiza peneira de futsal para a Copa AMCG 2026

O Departamento de Esporte de Reserva realizará, em fevereiro, uma peneira de futsal com o…

17 horas ago