Agropecuária

Em uma semana, colheita da soja quase dobra no Paraná

A colheita da soja no Paraná atinge agora 42% da área de 5,46 milhões de hectares, segundo levantamento do departamento de Economia Rural (Deral). O montante representa quase o dobro do recolhido na semana anterior, quando se estava em 22%. Apenas o município de União da Vitória não iniciou os trabalhos.

Na mesma época do ano passado a colheita atingia um total de 51% das lavouras semeadas.

O restante das áreas se dividem entre as fases de maturação (62%), frutificação (34%), floração (3%) e crescimento vegetativo (1%). De acordo com o Deral, 94% das lavouras de soja do estado apresentam boas condições de desenvolvimento, 6% estão em situação média e 1% apresentam um quadro ruim.

A produção da safra de soja em 2019/2020 pode chegar a 20,361 milhões de toneladas, contra 16,805 milhões de toneladas da safra anterior, com uma alta de 21%. A produtividade média foi estimada em 3.819 quilos por hectare, acima dos 2.968 quilos registrados na última safra.

Dos 20 núcleos regionais acompanhados pelo Deral, 19 iniciaram os trabalhos de colheita. O mais adiantado é Campo Mourão, com 77% da área de 685 mil hectares colhida, depois aparece Toledo com 76% dos 483 mil hectares colhidos e Cascavel com 71% dos 364 mil hectares.

Entre os que menos colheram estão: Jacarezinho (5%) e Cornélio Procópio, Guarapuava, Irati, Londrina, todos com 12% das áreas colhidas.

Plugin-Info

Recent Posts

Município de Reserva tem nova denúncia de negligência médica

A morte de Leonir Castanha dos Santos, de 62 anos, morador da localidade da Barrinha,…

32 minutos ago

Entenda a diferença entre assédio e importunação sexual; Paraná já registra mais de 1.100 casos em 2026

O assédio sexual é o termo mais utilizado pelas pessoas em geral quando elas querem…

38 minutos ago

AMCG define nova coordenação de Esportes nos Campos Gerais

A Associação dos Municípios dos Campos Gerais (AMCG) definiu, nesta semana, a nova coordenação da…

2 horas ago

Moradora da localidade do Vau, em Reserva, está desaparecida e família pede ajuda para localizá-la

Uma mulher moradora da localidade do Vau, no interior de Reserva está desaparecida desde a…

18 horas ago

Fim de semana em Reserva terá calor, instabilidade e chance de chuva, diz Simepar

A previsão do tempo para o fim de semana em Reserva indica que, após a…

20 horas ago

A novela continua: DER/PR homologa pavimentação entre Imbaú e Reserva

O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR), autarquia da Secretaria de Infraestrutura e…

21 horas ago