A pele é o maior órgão do corpo humano e ela é responsável pelas principais funções. Nos protege da penetração dos agentes radioativos, controla a perca de água entre outros.
É a pele que recebe as ondas de frio e calor e ainda pressão, toque, estímulos etc.
A pele está divida em duas camadas principais que são a derme e a epiderme. A epiderme é a camada superficial formada pelo tecido epitelial. Ela possui várias camadas na sua composição, são elas: extrato córneo, extrato lúcido, extrato granuloso, espinhoso e germinativo.
O extrato córneo é a camada mais externa da epiderme, nele se encontram as células mortas com a quantidade de queratina excessiva que se descamam constantemente. Em nosso corpo há varias espessuras de extrato córneo, como a sola dos pés que tem espessura mais grossa do que as palmas das mãos por exemplo.
Logo abaixo da camada de extrato córneo está o extrato lúcido. Em seguida o extrato granuloso que são células que produzem a queratina da pele. Depois encontra-se o extrato espinhoso formado por células de glicoproteínas que tem função estrutural, lubrificante e agente protetor; e lipoproteínas que atuam em transportar os triglicérides e colesterol pelo plasma sanguíneo. E por fim o extrato germinativo, essa camada é responsável em desenvolver todas as outras camadas superiores da epiderme, é também responsável em produzir melanina, que como todos nós sabemos, é a célula que produz cor a nossa pele, olhos, cabelo etc.
Abaixo da epiderme está a derme, camada responsável em nutrir a epiderme. Formada por tecido conjuntivo, rica em fibras de colágeno e elastina fatores que proporcionam rigidez e elasticidade.
Tipos de Pele
Existem quatro tipos de pele: normal, seca, oleosa e mista. Determinado pela genética, o estado da nossa pele pode variar devido a alguns fatores internos ou externos.
A pele normal é um termo utilizado para indicar que a pele é balanceada, sem falta de nutrientes, hidratada, saudável etc. Já a pele seca é aquela pele incapaz de produzir a água suficiente para repor a desidratação causada por algum fator, é caracterizada principalmente pela aspereza superficial.
Ao contrario da pele seca, a pele oleosa é aquela que produz sebo em excesso, para este tipo de pele, deve-se tomar muito cuidado, pois ao lavar a pele o sebo é retirado, mas se lavar em demasia a pele subentende que está perdendo sebo e precisa aumentar a sua produção ocasionando maior oleosidade sobre ela.
Por ultimo a pele mista que como o próprio nome diz, é a mistura dos tipos de pele, que, tratando-se de facial é dividido geralmente em zona T (testa, nariz e queixo) é a parte em que encontra mais sebo. E nas áreas da bochecha encontra-se pele seca ou normal.
Como identificar a Pele Oleosa
A pele oleosa é caracterizada pelos poros dilatados, brilho excessivo, pele grossa e pálida.
Este tipo de pele é mais propenso a obter cravos e a produzir acne. Além da produção de acne no rosto, podem aparecer também nas regiões de pescoço, costas, peito e ombros.
Fatores que proporcionam a oleosidade na pele
- Genética
- Mudanças e desequilíbrios hormonais
- Medicamentos
- Estresse
- Uso inadequado de maquiagem e cosméticos
- Tomar banho com água muito quente
Cuidados com a Pele Oleosa
Por ser um clima tropical, a pele oleosa é o tipo mais comum em nosso país. Existem diversas formas de cuidados com a pele oleosa, no entanto, nem todos são corretos. Mas certamente podemos dizer que este tipo de pele precisa de produtos específicos, fabricados especialmente para hidratar sem ficar com aquela aparência de brilho excessivo.
Cerca de 60% da população brasileira possui este tipo de pele e sofrem com esta característica. O calor é um grande vilão no aspecto de oleosidade da pele, outros fatores que influenciam muito no aumento da produção de sebo é ingestão de alimentos gordurosos e frituras. A remoção mal feita da maquiagem também é um grande vilão, pois entope os poros e, com o rosto sujo aumenta a produção de sebo que pode ocasionar acne.
Como hidratar a Pele Oleosa
Por ser uma pele muito brilhosa, existem pessoas que acham que não há necessidade usar hidratantes, porém estão equivocadas. A maior parte da produção de sebo se dá em prol de manter a pele hidratada, por isso manter a pele devidamente hidratada e regularmente não irá ocasionar a produção excessiva de sebo natural para se proteger das agressões externas e a pele ficará menos oleosa.
A composição de cosméticos para esse tipo de pele deve ser livre de óleo e texturas adequadas para não agravar o quadro de oleosidade. Uma boa opção para hidratar uma pele com esta característica são os séruns, eles são fluidos aquosos, não gordurosos e proporciona grande hidratação com pouca quantidade de produto.
Outros produtos indicados para quem tem pele oleosa são os géis, fluidos, loções, vitamina c, esta por possuir ação antiglicante, melhora a elasticidade dando firmeza e diminuindo rugas e linhas de expressão e auxilia significativamente na hidratação.
Rotina de Cuidados Diários
- Higienizar o rosto com sabonete em gel
- Aplicar tônico para remover os resíduos que ainda permaneceram na pele
- Passar hidratante específico
- Utilizar protetor solar (escolha as versões oil-free)
Uma boa dica é tomar muita água diariamente. Ajuda no controle da produção e o controle de oleosidade.