O primeiro caminhão autocarregável das Américas começa a operar em Reserva e nas demais cidades dos Campos Gerais com tecnologia sueca adquirida pela Klabin e adaptada em um veículo que atenderá, principalmente, o transporte de toras de madeira mais compridas. Essas toras, que alcançam 7,36 metros e são mais utilizadas para a comercialização, também atendem à demanda de produção industrial. No mercado em geral, os caminhões permitem o transporte de madeira de até 6 metros em média, medida mais comum utilizada pelos setores. A tecnologia é um braço mecânico, equipado com diversas câmeras e sensores que transmitem vídeos ao vivo dos movimentos do braço e de todo o perímetro ao seu redor para um óculos 3D de realidade aumentada, utilizado pelo operador na cabine do caminhão.
Entre os principais ganhos que o novo caminhão traz está a capacidade de carga, que alcança até duas toneladas a mais de madeira quando comparado ao modelo que já existe no País, que possui uma cabine de operação do braço mecânico em cima do compartimento de carga. A substituição da cabine de operação pela tecnologia de realidade aumentada libera cerca de um metro de espaço para armazenamento. Com o novo caminhão, a empresa também reduzirá o uso de recursos como combustível e pneus, por não ter o peso adicional da cabine de operação do braço, que gera mais desgaste; e por descartar a utilização de outros dois veículos, necessários na operação tradicional.
O caminhão autocarregável também aumentará a segurança do operador em todo o processo, uma vez que a utilização dos óculos 3D permite que o colaborador carregue o veículo de dentro da cabine do caminhão, sem a necessidade de exposição ao meio externo para a troca de cabines, por exemplo, como ocorreria em um caminhão autocarregável tradicional. A tecnologia também permite o carregamento de outros veículos e descarrega a própria carga, agilizando as etapas finais.
A criação do projeto de adaptações da tecnologia para o caminhão e sua execução foram desenvolvidos pela equipe própria da Unidade Florestal da Klabin em parceria com o fornecedor. Além de desenvolver o formato ideal para acoplar o braço mecânico ao caminhão, as adaptações aumentaram a proteção dos cabos elétricos, reforçaram o equilíbrio traseiro do caminhão e foram responsáveis, principalmente, por manter o enquadramento do comprimento do veículo dentro das especificações da legislação brasileira, que prevê até 19,8 metros.
Uma mulher moradora da localidade do Vau, no interior de Reserva está desaparecida desde a…
A previsão do tempo para o fim de semana em Reserva indica que, após a…
O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR), autarquia da Secretaria de Infraestrutura e…
A Bunge, empresa líder em soluções para o agronegócio que conecta agricultores a consumidores de…
Mais 32 municípios brasileiros passam a contar, a partir desta sexta-feira (30), com as carretas…
O Departamento de Esporte de Reserva realizará, em fevereiro, uma peneira de futsal com o…