Polícia

Polícia Civil alerta sobre aplicativo que bloqueia o celular e pede resgate

Cibercrime aproveita surto do coronavírus para disseminar malware e a Polícia Civil do Paraná alerta a população para um aplicativo fraudulento de celular, que pode resultar em cibercrimes. O nome do aplicativo é Covid-19 Tracker e promete acompanhar a evolução do vírus. Entretanto, após a instalação ele bloqueia o aparelho e exige um resgate de aproximadamente U$ 100 em moeda Bitcoin. 

O convite para o download do aplicativo é realizado fora das plataformas oficiais (Google Play ou Apple Store). A orientação é para que usuários não instalem aplicativos que não sejam disponibilizados pelas lojas oficiais dos fabricantes de seus equipamentos móveis, sejam esses de sistema Android ou IOs.

A PCPR ressalta que, caso já o cidadão já tenha instalado o aplicativo e esteja sendo vítima do crime, deve entrar em contato por telefone com o Núcleo de Combate aos Cirbercrimes da PCPR no número 41 3304-6800.

O cidadão que deseja manter-se informado sobre a evolução e propagação do vírus, deve buscar informações em órgãos oficiais.

Redação Reserva News

Matéria que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente por nossa equipe de jornalismo ou obtidos pelos acessos a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Recent Posts

Moradora da localidade do Vau, em Reserva, está desaparecida e família pede ajuda para localizá-la

Uma mulher moradora da localidade do Vau, no interior de Reserva está desaparecida desde a…

13 horas ago

Fim de semana em Reserva terá calor, instabilidade e chance de chuva, diz Simepar

A previsão do tempo para o fim de semana em Reserva indica que, após a…

15 horas ago

A novela continua: DER/PR homologa pavimentação entre Imbaú e Reserva

O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR), autarquia da Secretaria de Infraestrutura e…

15 horas ago

Bunge voltará a produzir farinha de trigo Rosa Branca em Ponta Grossa

A Bunge, empresa líder em soluções para o agronegócio que conecta agricultores a consumidores de…

16 horas ago

Telêmaco Borba passa a contar com carreta de saúde da mulher para pacientes do SUS

Mais 32 municípios brasileiros passam a contar, a partir desta sexta-feira (30), com as carretas…

16 horas ago

Departamento de Esportes de Reserva realiza peneira de futsal para a Copa AMCG 2026

O Departamento de Esporte de Reserva realizará, em fevereiro, uma peneira de futsal com o…

16 horas ago