Regional

Número de casos de dengue dobra em Ortigueira, agora são 44 casos confirmados

O número de casos de dengue confirmados em Ortigueira dobrou nos últimos 4 dias. Nesta terça-feira (07/04), de acordo com informações da Vigilância Epidemiológica do município, há 44 confirmações – eram 22 na última sexta-feira (03/04).

Ortigueira tem, atualmente, 57 notificações de possíveis casos de dengue e 10 casos à espera do resultado, conforme dados da secretaria municipal. Três casos já foram descartados.

Em conversa com Claudio de Souza, que atuou como Agente de Combate a Dengue por 4 anos, e foi Secretário de Saúde de Ortigueira por 6 anos, além de ter atuado também como secretário de saúde em Telêmaco Borba e Reserva alertou sobre o perigo da dengue, assista ao vídeo:

Mosquito é o principal transmissor

O Aedes aegypti é o nome científico de um pernilongo que transmite a dengue, febre amarela urbana, além da zika e da chikungunya, doenças chamadas de arboviroses. Ele possui uma característica que o diferencia dos demais mosquitos, que é a presença de listras brancas no tronco, cabeça e pernas.

Segundo o Ministério da Saúde, o período do verão é o mais propício à proliferação do mosquito Aedes aegypti, por causa das chuvas, e consequentemente é a época de maior risco de infecção por essas doenças.

Prevenção

A melhor forma de prevenir as arboviroses é a intensificação das ações de controle vetorial do Aedes aegypti. Veja dicas de orientação a população sobre o controle do mosquito:

  • Manter quintais livres de possíveis criadouros do mosquito;
  • Esfregar com bucha as vasilhas ou reservatórios de água de seus animais;
  • Não colocar lixo em terrenos baldios;
  • Manter as caixas d´água sempre tampadas;
  • Observar vasos e pratinhos de plantas que acumulam água parada;
  • Verificar locais que possam acumular água parada como bandeja de bebedouros de geladeiras, ralos, pias e vasos sanitários sem uso;
  • Receber a visita do agente de endemias e tirar possíveis dúvidas;
  • Manter em local coberto, pneus e outros objetos que possam acumular água.
Redação Reserva News

Matéria que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente por nossa equipe de jornalismo ou obtidos pelos acessos a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

View Comments

Recent Posts

Moradora da localidade do Vau, em Reserva, está desaparecida e família pede ajuda para localizá-la

Uma mulher moradora da localidade do Vau, no interior de Reserva está desaparecida desde a…

4 horas ago

Fim de semana em Reserva terá calor, instabilidade e chance de chuva, diz Simepar

A previsão do tempo para o fim de semana em Reserva indica que, após a…

6 horas ago

A novela continua: DER/PR homologa pavimentação entre Imbaú e Reserva

O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR), autarquia da Secretaria de Infraestrutura e…

7 horas ago

Bunge voltará a produzir farinha de trigo Rosa Branca em Ponta Grossa

A Bunge, empresa líder em soluções para o agronegócio que conecta agricultores a consumidores de…

7 horas ago

Telêmaco Borba passa a contar com carreta de saúde da mulher para pacientes do SUS

Mais 32 municípios brasileiros passam a contar, a partir desta sexta-feira (30), com as carretas…

7 horas ago

Departamento de Esportes de Reserva realiza peneira de futsal para a Copa AMCG 2026

O Departamento de Esporte de Reserva realizará, em fevereiro, uma peneira de futsal com o…

7 horas ago