Será lançada hoje, e o evento será através de uma live a “Carteira do Autista no Paraná”. O secretário de Justiça, Família e Trabalho, Ney Leprevost, o presidente da Celepar, Leandro Moura, o chefe do Departamento da Política para Pessoa com Deficiência da Secretaria, Felipe Braga Cortêz e o assessor de Inovação, André Telles, estarão apresentando a Carteira para Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (CIPTEA).
O evento será nesta quarta-feira (06/05), às 14 horas, e poderá ser acompanhado em tempo real pelo Facebook por meio do endereço: www.facebook.com/sejufparana .
Para todas as famílias de autistas, é uma grande conquista, sem dúvida, um acontecimento histórico marcado por muitas lutas ao longo dos anos. Com essa carteira será mais fácil a identificação da pessoa com TEA, facilitando assim a vida dessas famílias, as quais não precisarão estar mostrando o laudo para garantir um direito que já é garantido por lei.
Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista
O objetivo é possibilitar ao cidadão o auto cadastro no sistema web, www.carteriadoautista.pr.gov.br, podendo anexar documentos e laudos e, após validação pela SEJUF, a emissão da Carteira de Autista, de forma digital ou impressa na sua própria casa. A solução contempla na íntegra as exigências da Lei 13.977/2020, que cria a Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (Ciptea), cuja norma foi batizada por Lei Romeo Mion.
No Paraná conta com a parceria do Instituto de Identificação, que viabilizou a integração com o Sistema de identificação do Paraná, dados do RGs.
Outro recurso utilizado é o uso de QR-Code, onde é possível validar a veracidade das informações e evitar fraudes. Desde o princípio a carteira foi idealizada de forma a fugir do convencional de carteira impressa, reduzindo custos e facilitando a vida do cidadão, sendo que para aqueles que querem carregar sua carteira do autista no celular é possível e para aqueles que querem ela impressa, também é possível.
A solução também utiliza SMS para avisar o cidadão de que a carteira está pronta, mas ele pode ir acompanhando também via sistema, pois existe uma funcionalidade só para isto.
Uma mulher moradora da localidade do Vau, no interior de Reserva está desaparecida desde a…
A previsão do tempo para o fim de semana em Reserva indica que, após a…
O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR), autarquia da Secretaria de Infraestrutura e…
A Bunge, empresa líder em soluções para o agronegócio que conecta agricultores a consumidores de…
Mais 32 municípios brasileiros passam a contar, a partir desta sexta-feira (30), com as carretas…
O Departamento de Esporte de Reserva realizará, em fevereiro, uma peneira de futsal com o…