Tecnologia

E-commerce, uma tendência em expansão, ainda mais em tempos de pandemia

Segundo dados do SPC Brasil, a crise provocada pela pandemia acarretou uma queda 21,93% no volume de vendas no varejo em nosso município, em comparação com o ano passado.

Na avaliação do gerente de Competitividade do SEBRAE, César Rissete, a alternativa de vender pela internet pode ajudar a driblar os prejuízos do varejo.

O que aconteceu na Páscoa e no Dia das Mães foi o crescimento explosivo do mercado on-line. O aumento foi de 433% nas vendas on-line em relação ao ano passado. “De fato vai haver crescimento, a expectativa é de aumentar ainda mais o comércio eletrônico, esse será o canal pelos quais as pessoas passarão a comprar com mais frequência a partir de agora por uma tendência crescente natural de mercado, que já existia há algum tempo, e que a partir de agora passa a criar maior força”, analisa.

Além de perceber um aumento nos pedidos de informações sobre o comércio on-line, o SEBRAE começou a divulgar
vídeos e postagens com dicas sobre como o empresário pode faturar mais, através destes canais. Para não reduzir
fortemente suas vendas, as empresas têm procurado orientação para manter o seu atendimento por meio de canais à
distância. Isso significa muitas vezes o empresário, por meio de redes sociais, se conectarem com seu consumidor.

Temos incentivado eles a se mobilizarem via rede social. Dá para se valer até mesmo de Whatsapp, que tem sido bastante utilizado pelos empreendedores, neste momento de isolamento social.

Foi o que Flaviana Miriele da Silva Machado, fez. Proprietária da loja de roupas Sintonia Feminina, a jovem empresária precisou mudar completamente a estratégia para continuar vendendo e atender os clientes neste momento de pandemia.

Mais que isso, percebeu que se antecipar é a chave do sucesso. “A Sintonia Feminina – Moda Mulher é uma loja física, que até algum tempo atrás, não pensava em fazer vendas on-line. Usava as redes sociais apenas como vitrines para os clientes”, conta Flaviana. Devido ao novo cenário que enfrentamos para não sofrer um baque nas vendas durante a quarentena, a empresária tem investido em treinamentos voltados para vendas online e tem mudado a forma de trabalhar, utilizando-se de campanhas nas redes sociais, vendas online para outros municípios até mesmo fora do estado, e delivery na cidade. Segundo Flaviana, com a questão da pandemia ela teve que repensar estratégias para se manter no mercado, vendo a necessidade de usar novas ferramentas que tem dado certo, a empresária se sente otimista nesse momento e comemora os resultados já alcançados com a mudança.

Cuidados e segurança

Os comerciantes que não estão acostumados à internet devem ter cuidados redobrados para que a imagem do negócio não seja prejudicada. A principal orientação é que os empreendedores fiquem de olho no preço, no estoque e nos prazos.

Você precisa saber o preço que de fato você pode comercializar, para que te dê uma margem. Saber também os custos desse tipo de comercialização, como logística, meio de pagamento, comissionamento das plataformas de comercialização.

Se os comerciantes devem se preocupar com os produtos, o mesmo vale para os clientes, especialmente os que não têm hábito de comprar pela internet. O especialista em crimes cibernéticos, José Antônio Milagre, avisa que as fraudes digitais são normais, nos dias de hoje.

E uma dica valiosa é acessar as lojas diretamente pelo endereço eletrônico oficial. Viu alguma promoção em rede social ou recebeu por Whatsapp? Não clique naquele link. Vá ao endereço eletrônico oficial da loja e, por lá, procure o produto. Se a promoção de fato existir, será fácil de encontrar.

Fonte: ACERE
Redação Reserva News

Matéria que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente por nossa equipe de jornalismo ou obtidos pelos acessos a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Share
Published by
Redação Reserva News

Recent Posts

Mais de 1,1 mil pessoas registram intenção de doação de Órgãos em cartórios do Paraná

No próximo dia 27 de setembro, o Brasil celebra o Dia Nacional da Doação de…

18 minutos ago

Tornado destrói cidade no Paraná, deixa desalojados e danifica cerca de mil casas

A cidade de Santa Maria do Oeste, na região central do Paraná, foi destruída por…

44 minutos ago

Últimos dias para se inscrever no vestibular da UEPG: prazo vai até 30 de setembro

A Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), nos Campos Gerais do Paraná, está com inscrições…

59 minutos ago

ONG alerta para crescimento do trabalho infantil entre crianças de 5 a 9 anos

O aumento do trabalho infantil entre crianças de 5 a 9 anos, na passagem de…

1 hora ago

Reserva mantém 10 casos confirmados de dengue no ano; nenhum novo registro desde julho

A Secretaria Municipal de Saúde divulgou os dados mais recentes relacionados à dengue e chikungunya.…

2 horas ago

Economia do Paraná cresce mais que a de países da Europa no 1º semestre

O Paraná registrou um crescimento de 3,8% no Produto Interno Bruto (PIB) no 1º semestre…

2 horas ago