Variedades

Deputados aprovam votos de pesar pelo falecimento de João Lopes

Os deputados estaduais aprovaram durante a sessão plenária remota da Assembleia Legislativa do Paraná desta segunda-feira (18) um requerimento com votos de pesar pelo falecimento do músico e compositor paranaense, João Lopes, que ficou conhecido como o “Bicho do Paraná”.

O requerimento, apresentado inicialmente pelos deputados Luiz Claudio Romanelli (PSB) e Luiz Fernando Guerra (PSL), foi apoiado por todos os demais deputados estaduais. Durante a sessão, o deputado Arilson Chiorato (PT) solicitou ao presidente Ademar Traiano (PSDB) que o voto de pesar fosse expedido pela Assembleia Legislativa do Paraná. Chiorato lembrou que o músico nasceu na cidade de Califórnia e  “promoveu a música símbolo do Paraná, um patrimônio cultural e musical do nosso estado”.

 O presidente Traiano disse a Mesa Executiva e todos os deputados enviam voto de condolência à família e que João Lopes “foi uma pessoa que marcou época no nosso estado do Paraná pela sua música. Levando o nome do Paraná para todo o país”.

O músico João Lopes faleceu nesta segunda-feira, aos 69 anos, em Curitiba. Ele estava fazendo tratamento de câncer de pulmão.

O cantor, por duas oportunidades, participou de programas na TV Assembleia. Em 2015, a convite do deputado Plauto Miró (DEM) esteve na estreia do programa Política & Viola, onde pode cantar alguns de seus sucessos, como a canção ‘Bicho do Paraná’, composta por ele e que exalta o orgulho de ser paranaense. Em 2019, em uma de suas últimas entrevistas, participou do programa Assembleia no Ar, quando contou um pouco sobre sua trajetória na música e a forma como ouviu pela primeira vez a música ‘Bicho no Paraná’ em uma campanha publicitária. “Essa música foi do meu primeiro disco (lançado em 1981). Dali 5 anos essa música entrou no ar numa campanha turística inicialmente que o banco Bamerindus estava patrocinando. Depois, a campanha se estendeu, foram 13, 14 anos de campanha”, lembrou. “Estava alguns anos afastado da música. Quando soube que ia entrar no ar essa campanha. Ouvi minha música pela primeira vez. Eu estava no meio do mato, lá no interior do Paraná. Eu ouvi e vi pela televisão só aquela vinhetinha do trenzinho de Paranaguá e a campanha entrou no ar e foram 13 anos de muita felicidade, muita alegria, muita gente, o Paraná colocou muita gente no mundo todinho para contar dos seus projetos e apresentar seus talentos”.

Plugin-Info

Recent Posts

Moradora da localidade do Vau, em Reserva, está desaparecida e família pede ajuda para localizá-la

Uma mulher moradora da localidade do Vau, no interior de Reserva está desaparecida desde a…

4 horas ago

Fim de semana em Reserva terá calor, instabilidade e chance de chuva, diz Simepar

A previsão do tempo para o fim de semana em Reserva indica que, após a…

6 horas ago

A novela continua: DER/PR homologa pavimentação entre Imbaú e Reserva

O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR), autarquia da Secretaria de Infraestrutura e…

7 horas ago

Bunge voltará a produzir farinha de trigo Rosa Branca em Ponta Grossa

A Bunge, empresa líder em soluções para o agronegócio que conecta agricultores a consumidores de…

7 horas ago

Telêmaco Borba passa a contar com carreta de saúde da mulher para pacientes do SUS

Mais 32 municípios brasileiros passam a contar, a partir desta sexta-feira (30), com as carretas…

7 horas ago

Departamento de Esportes de Reserva realiza peneira de futsal para a Copa AMCG 2026

O Departamento de Esporte de Reserva realizará, em fevereiro, uma peneira de futsal com o…

8 horas ago