Regional

Telêmaco Borba terá que corrigir falha apontada pelo TCE em edital de licitação

O Pleno do Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR) julgou parcialmente procedente Representação da Lei nº 8.666/93 (Lei de Licitações e Contratos) interposta pela IPM Sistemas Ltda. a respeito do Pregão Presencial nº 119/2019, lançado pela Prefeitura de Telêmaco Borba. A licitação objetiva a contratação de empresa para implementar sistemas integrados e informatizados de gestão pública nesse município dos Campos Gerais.

O certame estava suspenso por força de medida cautelar emitida pela Corte em janeiro. Na ocasião, o relator do processo, conselheiro Durval Amaral, deu razão à representante quando esta apontou que a disputa de lote único, dividido em dois itens, tinha como critério de julgamento o menor preço de apenas um deles – o que não tem previsão legal.

Ao deliberarem sobre o mérito da representação, os conselheiros determinaram que o item “implantação de sistemas” seja convertido em um tópico específico da previsão de custos subordinada ao item “licenciamento de software“, o qual passaria a ser o único do procedimento licitatório, corrigindo a impropriedade.

Após a republicação do instrumento convocatório do certame, já com a correção ordenada pelo TCE-PR, a disputa poderá ser retomada pelo município. Em seu voto, o relator seguiu o mesmo entendimento manifestado na instrução da Coordenadoria de Gestão Municipal (CGM) da Corte e no parecer do Ministério Público de Contas (MPC-PR) sobre o caso.

Os demais membros do Tribunal Pleno do TCE-PR acompanharam, por unanimidade, o voto do relator na sessão de 24 de junho. Cabe recurso contra a decisão contida no Acórdão nº 1285/20 – Tribunal Pleno, veiculado no dia 6 de julho, na edição nº 2.332 do Diário Eletrônico do TCE-PR (DETC).

 

Serviço

Processo : 27259/20
Acórdão nº 1285/20 – Tribunal Pleno
Assunto: Representação da Lei nº 8.666/1993
Entidade: Município de Telêmaco Borba
Interessados: Aldo Luiz Mees, Elotech Informática e Sistemas Ltda. IPM Sistemas Ltda., Marciano Moleta e Márcio Artur de Matos
Relator: Conselheiro José Durval Mattos do Amaral
Fonte - Tribunal de Contas do Paraná
Redação Reserva News

Matéria que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente por nossa equipe de jornalismo ou obtidos pelos acessos a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Recent Posts

Tradução em tempo real chega ao WhatsApp para mensagens individuais e grupos

O WhatsApp acaba de anunciar um novo recurso que promete facilitar a vida de quem…

11 horas ago

Reserva monta força-tarefa e presta socorro a mais de 55 famílias atingidas por temporais

A Prefeitura de Reserva, por meio da Secretaria de Obras e do Posto da Brigada…

12 horas ago

Dia Internacional das Línguas de Sinais é celebrado nesta terça-feira (23)

Nesta terça-feira (23), é celebrado o “Dia Internacional das Línguas de Sinais”, instituído pela Assembleia…

12 horas ago

Seleção Sub-13 de Reserva vai disputar a Copa 4 Ventos em Castro

A Seleção Sub-13 de Reserva teve sua participação confirmada na Copa 4 Ventos, competição que…

13 horas ago

Cooperativa de reciclagem de Telêmaco Borba, com apoio da Klabin, tem a maior renda do país

A transformação de resíduos em oportunidades sociais, ambientais e econômicas é uma realidade na região…

14 horas ago

Ratinho Junior sanciona lei que reduz IPVA no Paraná para a menor alíquota do país

Agora é lei: o Paraná tem o menor IPVA do Brasil. A nova alíquota do…

14 horas ago