Regional

Operação apreende 48 quilos de peixes nativos em Ortigueira

O Instituto Água e Terra (IAT) de Ponta Grossa, junto com o 3° pelotão da Polícia Ambiental-Força Verde (BPAmb-FV) de Telêmaco Borba, realizaram nessa terça-feira (19) operação contra pesca ilegal em uma pousada no município de Ortigueira. Pescadores no local exibiam fotos e vídeos nas redes sociais pescando espécies nativas que estão proibidas.

45 quilos de traíra e 3 quilos de piau foram encontrados em freezer da pousada. Perguntado sobre a procedência dos peixes, o arrendatário do local informou que duas pessoas pescaram há aproximadamente 15 dias e deixaram ali em seu freezer.

“Recebemos também áudios informando que os peixes que eram pescados ali estavam guardados no freezer da pousada”, relata o sargento da Polícia Ambiental que comandou a operação, Sandro Moreira da Cruz. “A pesca e abate dessas espécies de peixes estão proibidos devido a época de reprodução natural dos peixes, a piracema”.

PENALIDADES – O proprietário será enquadrado no artigo 34, parágrafo único, inciso lll da Lei Federal de Crimes Ambientais nº 9605/98 por beneficiar espécimes da fauna silvestre, provenientes de pesca proibida.

Durante o patrulhamento, foram localizadas uma rede de 40m em uma embarcação abandonada e uma tarrafa fora das imediações da pousada. O material apreendido será destruído no 3º pelotão da 4ª Cia BPAmb-FV.

Redação Reserva News

Matéria que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente por nossa equipe de jornalismo ou obtidos pelos acessos a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Recent Posts

Tradução em tempo real chega ao WhatsApp para mensagens individuais e grupos

O WhatsApp acaba de anunciar um novo recurso que promete facilitar a vida de quem…

14 horas ago

Reserva monta força-tarefa e presta socorro a mais de 55 famílias atingidas por temporais

A Prefeitura de Reserva, por meio da Secretaria de Obras e do Posto da Brigada…

14 horas ago

Dia Internacional das Línguas de Sinais é celebrado nesta terça-feira (23)

Nesta terça-feira (23), é celebrado o “Dia Internacional das Línguas de Sinais”, instituído pela Assembleia…

14 horas ago

Seleção Sub-13 de Reserva vai disputar a Copa 4 Ventos em Castro

A Seleção Sub-13 de Reserva teve sua participação confirmada na Copa 4 Ventos, competição que…

16 horas ago

Cooperativa de reciclagem de Telêmaco Borba, com apoio da Klabin, tem a maior renda do país

A transformação de resíduos em oportunidades sociais, ambientais e econômicas é uma realidade na região…

16 horas ago

Ratinho Junior sanciona lei que reduz IPVA no Paraná para a menor alíquota do país

Agora é lei: o Paraná tem o menor IPVA do Brasil. A nova alíquota do…

17 horas ago