Regional

Telêmaco Borba conclui utilização de 100% das doses de vacinas contra Covid-19

Na sexta-feira (29), Telêmaco Borba concluiu a utilização de 100% das doses disponibilizadas até o presente momento da vacina contra o Covid-19 destinadas ao município (921 doses).

O público vacinado seguiu as orientações da SESA através do plano estadual de vacinação, sendo vacinado 100% dos trabalhadores dos seguintes estabelecimentos: trabalhadores vacinadores e aplicadores da vacina contra a COVID-19; Hospital Regional; UPA; Centro de Atendimento ao Covid-19; Instituto DR. Feitosa e Clínica SIIM (equipe de apoio diagnóstico ao IDF); Hospital Moura; Asilo São Vicente de Paula (idosos e funcionários); Clínica do Rim; profissionais que atendem sintomáticos respiratórios no ambulatório da Santa Casa, Tendas e Ambulatórios Covid-19 das empresas Klabin Monte Alegre e Braslumber; Empresas de transporte médico-hospitalar; SAMU; SIATE; CAPS; Clínica da Mulher e da Criança; trabalhadores que coletam exames de Covid em laboratórios e farmácias habilitadas; funcionários da atenção primária – quantitativo permitiu até o momento a vacinação de 6 UBS’s  Centro, Jardim Alegre, São Silvestre, Área 6, área 2, Vila Izabel e NASF.

A estratégia de vacinação segue a adotada pelo Estado do Paraná conforme normas do Programa Nacional de Imunizações (PNI), com prioridade para grupos pré-definidos. Também acontecerá por etapas e fases, conforme bases técnicas, científicas, logísticas e epidemiológicas estabelecidas nacionalmente e disponibilidade de doses.

Na primeira etapa a população alvo a ser vacinada contra a COVID-19 serão os trabalhadores de saúde e aqueles residentes em Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPI). Os trabalhadores da área administrativa da Secretaria Municipal de Saúde e da 21ª Regional de Saúde, ainda não foram vacinados, pois não se enquadram nos critérios de vacinação para essa etapa.

A priorização da vacinação contra a COVID-19 no grupo prioritário de Trabalhadores de Saúde que atuam em Serviços de Saúde será em conformidade com o Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação Contra a COVID-19 (PNI/MS, 2021, 2ª Edição), e escalonada por local de atividade. Todos os trabalhadores de saúde serão vacinados, porém, a ordem de prioridade temporal para a vacinação está escalonada em subgrupos e se dará em etapas (1 a 10), conforme apresentado abaixo:

SUBGRUPOS DE TRABALHADORES DE SERVIÇOS DE SAÚDE

  1. Trabalhadores vacinadores/aplicadores da vacina contra a COVID-19.
  2. Trabalhadores de Instituição de Longa Permanência para Idosos (ILPI).
  3. Trabalhadores de hospitais e serviços de urgência e emergência (UPA, SAMU, SIATE), de referência* COVID-19, Clínicas de Diálise, Serviços de Oncologia:

3.1 Trabalhadores que atuam na assistência direta a paciente COVID-19; 3.2 Trabalhadores de apoio/suporte ao paciente e à equipe que atende COVID-19 (motorista, laboratório, imagem, limpeza, nutrição, entre outros); 3.3 Trabalhadores que atuam em Clínicas de Diálise e Serviços de Oncologia, devido ao risco de transmissão do vírus aos pacientes; 3.4 Trabalhadores em geral. * Serviço de saúde que presta atendimento à paciente COVID-19.

  1. Trabalhadores de Centros de Atendimento à COVID-19.
  2. Trabalhadores da Atenção Primária à Saúde (APS) e de Centros de Atenção Psicossocial (CAPS).
  3. Trabalhadores de laboratórios que coletam ambulatorialmente e processam testes/exames laboratoriais para a COVID-19.
  4. Trabalhadores dos demais serviços de Urgência e Emergência, como os Pronto Atendimento (PA) que não são referência para COVID-19 e de hemocentros.
  5. Trabalhadores que atuam na Vigilância em Saúde que desenvolvem atividades de campo relacionadas à COVID-19.
  6. Trabalhadores dos demais serviços ambulatoriais e hospitalares, trabalhadores atuantes em farmácias, em sistema funerário que tenham contato com cadáveres potencialmente contaminados (COVID-19), cuidadores domiciliares, doulas, e trabalhadores atuantes em áreas administrativas, inclusive da gerência e gestão da saúde.
  7. Trabalhadores de serviços ambulatoriais e hospitalares, públicos e privados, que se encontram em teletrabalho devido pandemia, e demais não listados anteriormente.
Fonte - Prefeitura Municipal de Telêmaco Borba
Redação Reserva News

Matéria que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente por nossa equipe de jornalismo ou obtidos pelos acessos a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Recent Posts

Reserva ganha nova loja de autopeças com linha leve e pesada

O município de Reserva passa a contar, a partir da próxima semana, com uma nova…

18 horas ago

Ana Castela confirma status de fenômeno diante de 228 mil pessoas no Verão Maior Paraná

Se existe uma receita para se tornar um fenômeno, a cantora Ana Castela parece ser…

21 horas ago

Dezembro derruba vagas de emprego em Reserva, mas município fecha 2025 com saldo positivo

Reserva encerrou dezembro com o pior desempenho do ano na geração de empregos formais e…

22 horas ago

Fevereiro segue com bandeira tarifária verde e sem cobrança extra na conta de luz

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) confirmou nesta sexta-feira (30) a manutenção da bandeira…

1 dia ago

Prazo para adesão ao Simples Nacional acaba neste sábado

Empreendedores que desejam aderir ou regressar ao Simples Nacional têm até este sábado (31) para…

1 dia ago

Carrapato e mosquito-palha: Saúde alerta para riscos e reforça cuidados

O mosquito-palha, responsável pela transmissão das leishmanioses, e o carrapato-estrela, que transmite a febre maculosa,…

1 dia ago