Regional

Ortigueira já vacinou 75% da população indígena do município

A Prefeitura de Ortigueira, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), já vacinou 75% da população indígena considerada apta a ser imunizada em Mococa e Queimadas, as duas aldeias do município. Desde o dia 19 de fevereiro, foram aplicadas 385 doses em um total de 514 indígenas de etnia caingangue.

Em Mococa, 85 indígenas – de um total de 91 aptos – foram vacinados até o início desta quinta-feira (4). O índice corresponde a 93% de moradores imunizados, um balanço considerado positivo pela SMS.

“Não conseguiremos atingir a meta de 100% porque, entre os 91 moradores considerados aptos pelo Governo do Estado, também estão contabilizadas as gestantes, puérperas e lactantes, que só serão vacinadas se o médico julgar necessário, após avaliar caso a caso”, explica Diego Franciscato, enfermeiro responsável pela Vigilância Epidemiológica de Ortigueira.

Em Queimadas, a SMS vacinou 300 indígenas, equivalente a 71% dos 423 vacináveis da aldeia. Mesmo com as equipes da SMS realizando a imunização de porta em porta em Queimadas, parte da população se recusa a participar da campanha de vacinação. 

“Há indígenas que não querem ser vacinados, que fogem quando a gente chega”, relata Franciscato. 

Outro problema que atrasa a vacinação da população indígena é que parte da comunidade está, atualmente, em outras cidades. “Alguns estão em Curitiba, em Londrina. Eles viajam para vender os artesanatos e só retornam quando terminam as vendas”, diz Franciscato.

Em Ortigueira, os indígenas em Mococa e Queimadas correspondem a cerca de 5% da população, que é de 21.960 habitantes, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Além da comunidade indígena, foram vacinados 345 profissionais da Saúde e 10 vacinadores, que estão entre os públicos prioritários da imunização.

Por meio do Governo do Estado, Ortigueira recebeu 717 doses do imunizante CoronaVac, do laboratório chinês Sinovac em parceria com o Instituto Butantan, e 110 doses da vacina desenvolvida pela Universidade de Oxford em parceria com o Laboratório AstraZeneca. 

A SMS reforça que a população não procure unidades básicas de saúde para tomar a vacina. O início de vacinação de todas fases, de acordo com o público-alvo, será divulgado nos canais de comunicação da Prefeitura de Ortigueira, conforme as diretrizes do Plano Estadual de Vacinação e a chegada de doses.

Também foram vacinados 345 profissionais da Saúde e 10 vacinadores.

Fonte - Comunicação Social da Prefeitura de Ortigueira
Redação Reserva News

Matéria que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente por nossa equipe de jornalismo ou obtidos pelos acessos a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Recent Posts

Tradução em tempo real chega ao WhatsApp para mensagens individuais e grupos

O WhatsApp acaba de anunciar um novo recurso que promete facilitar a vida de quem…

12 horas ago

Reserva monta força-tarefa e presta socorro a mais de 55 famílias atingidas por temporais

A Prefeitura de Reserva, por meio da Secretaria de Obras e do Posto da Brigada…

13 horas ago

Dia Internacional das Línguas de Sinais é celebrado nesta terça-feira (23)

Nesta terça-feira (23), é celebrado o “Dia Internacional das Línguas de Sinais”, instituído pela Assembleia…

13 horas ago

Seleção Sub-13 de Reserva vai disputar a Copa 4 Ventos em Castro

A Seleção Sub-13 de Reserva teve sua participação confirmada na Copa 4 Ventos, competição que…

15 horas ago

Cooperativa de reciclagem de Telêmaco Borba, com apoio da Klabin, tem a maior renda do país

A transformação de resíduos em oportunidades sociais, ambientais e econômicas é uma realidade na região…

15 horas ago

Ratinho Junior sanciona lei que reduz IPVA no Paraná para a menor alíquota do país

Agora é lei: o Paraná tem o menor IPVA do Brasil. A nova alíquota do…

15 horas ago