Após um período de pandemia em que ainda estamos enfrentando em todo o Brasil, grande parte das cidades já abriu bares, restaurantes, shoppings e academias. Com isso o retorno das aulas presenciais passou a ser um dos assuntos mais discutidos no momento. E já não basta mais apenas se posicionar entre a favor ou contra à reabertura da escola.
Durante todo o período de suspensão das atividades escolares mostra a importância do papel dos professores e a relevância da escola para toda a sociedade. Em todo retorno escolar deveremos planejar os protocolos sanitários que devem ser seguidos para a segurança de todos, não o bastante devemos refletir sobre os novos desafios da educação pós-pandemia, como as questões que envolvem o ensino híbrido.
O planejamento do retorno das aulas presenciais com ensino híbrido, mostra que primeiramente deve-se fazer o acolhimento de todas as pessoas que pertencem ao espaço.
Apesar de o conteúdo ser importante, a consultora de tecnologias educacionais e criadora de conteúdo para a Khan Academy, Natália De Nadai, reforça a necessidade de promover o acolhimento, até mesmo devido ao desgaste emocional provocado pela pandemia.
Retorno às aulas exige uma nova estrutura do espaço físico envolvendo os protocolos de higiene, que vão desde a entrada na escola até a sinalização dos ambientes.
Por isso, o contato com a família é primordial . Através deste contato a família ficará mais próxima da escola, sendo ela a ponte para o sucesso das nossas crianças. Com o protocolo de segurança os professores terão um enorme trabalho.
O ensino híbrido é uma metodologia que envolve tanto as aulas presenciais quanto remotas. Com certeza o professor deverá estar atualizado e principalmente criar estratégias que irão desenvolver o trabalho docente. Ensino híbrido um novo e audacioso trabalho na educação.