O Projeto Puma II, expansão da Unidade Puma da Klabin em Ortigueira, receberá 17 cargas especiais de RTG, equipamento para transporte de contêineres, com dimensões máximas de 5 metros de largura, 33 metros de comprimento e 5,5 metros de altura.
A previsão é que as peças cheguem ao Projeto Puma II entre os dias 3 e 11 de maio. Ao saírem do porto de Paranaguá, as peças seguirão pela BR-277, até Curitiba, e pela BR-376, passando por Ponta Grossa, Caetano Mendes e Imbaú, de onde seguirão pela PR-340 (Estrada Minuano) até a Unidade Puma. Por conta das grandes dimensões, em alguns pontos o transporte poderá ocupar duas faixas de pista e ocasionar lentidão no trânsito. Por isso, é recomendável que pedestres e motoristas redobrem a atenção nas vias previstas para a circulação dos equipamentos.
Em alguns pontos dos trajetos, especialmente pelas pistas simples, a Polícia Rodoviária fará a sinalização de segurança aos veículos que vêm na mão contrária, para que eles se direcionem ao acostamento e liberem espaço para a passagem das cargas.
Todo o trajeto pelas rodovias é acompanhado por carros batedores, equipes da Polícia Rodoviária Estadual do Paraná, e pelas áreas de Planejamento e Segurança Patrimonial do Projeto Puma II da Klabin.
Pátio Externo de Expedição de Contêineres
O Pátio Externo de Expedição de Containers terá capacidade para atender 5 mil contêineres por mês, que serão transportados pelos modais rodoviário e ferroviário. Com isso, cerca de 8 mil caminhões deixarão de circular pelas rodovias do estado por ano, até Paranaguá. Haverá a implantação de mais um ramal ferroviário ligado à linha da fábrica de celulose. O ramal principal possuirá uma extensão de 2,3 km e os dois auxiliares de 1,6 km cada. No total, serão 5,5 km de linha férrea.
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