O número de microempreendedores individuais (MEIs) cresceu 11,7%, em um ano no município de Reserva, conforme pesquisa do Portal Reserva News. Segundo informações do Portal do Empreendedor, a quantidade de empresas optantes pelo sistema SIMEI (Simples Nacional) passou de 1.000 em Abril de 2020 para 1.167 em Abril de 2021.
No cenário regional, de acordo com o relatório do Portal do Empreendedor emitido em 01/05, quem encabeça o quadro é Telêmaco Borba, com um total de 3.599 MEIs (Em abril de 2020 Telêmaco Borba tinha 3.009 empresas) Reserva, na região, ocupa a 2ª colocação, com um total de 1.167 optantes pelo sistema, e na cola, Ortigueira tem 1.131 (em Abril de 2020 eram 991 optantes), seguida por Tibagi com 912 (738 em Abril de 2020) e Imbaú com 553 microempreendedores individuais, sendo que em Abril de 2020 Imbaú tinha 488 microempreendedores individuais.
O que é MEI ?
É uma classificação de empresa criada no Brasil para regularizar de forma simplificada a situação de muitos empreendedores no país que antes eram considerados trabalhadores informais.
Quem quer começar um negócio ou já trabalha por conta própria e fatura até R$ 81 mil por ano pode ser um Microempreendedor Individual.
A partir da regulamentação, o trabalhador autônomo é transformado em pessoa jurídica. Desta forma, o empreendimento passa a arrecadar tributos e emitir nota fiscal. O empreendedor também adquire benefícios sociais, como aposentadoria e auxilio doença; e outras vantagens como a possibilidade de abrir conta em banco e taxas com juros menores.
Em 2021, o Microempreendedor Individual comemora 12 anos de existência. Apesar de ter sido sancionada em dezembro de 2008, a Lei Complementar 128 – que criou a figura jurídica do MEI –, só entrou em vigor em julho de 2009. Desde então, o número de pessoas que buscaram a formalização cresceu exponencialmente. Hoje, já são mais de 12 milhões em todo o país.
A abertura da MEI permite que o empreendedor saia da informalidade, gerando emprego e renda no município.
Pequenos empresários formalizados
O MEI – Microempreendedor Individual – é aquele que trabalha por conta própria e tem registro de pequeno empresário. Para se cadastrar como MEI, é preciso ter faturamento de até R$ 81 mil por ano, não ser sócio, administrador ou titular de outra empresa e ter no máximo um empregado.
Entre os vários benefícios da formalização estão:
- aposentadoria;
- auxílio doença;
- auxílio maternidade;
- facilidade na aberturas de contas e obtenção de crédito;
- emissão de notas fiscais;
- redução do número de impostos.