Agropecuária

Paraná é reconhecido internacionalmente como área livre da febre aftosa sem vacinação

O Paraná foi reconhecido como área livre da febre aftosa, sem vacinação, pela Organização Mundial de Saúde Animal (OIE), na manhã desta quinta-feira (27). O selo sanitário foi concedido em reunião virtual comandada pela organização, em Paris.

O estado já era reconhecido como área livre da aftosa pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), desde 2020. O último foco da doença, no Paraná, foi confirmado em 2006.

O governo estadual informou que o reconhecimento facilita a comercialização de proteína animal no mercado internacional, como Japão, Coreia do Sul e México, que pagam mais pelos produtos.

Além de área livre da aftosa, a OIE também reconheceu o Paraná como zona livre de peste suína clássica independente.

Desde 2019, o estado não realiza mais a vacinação de rebanhos contra a febre aftosa. A estratégia atual, segundo o governo, é a atualização de rebanhos com cadastro obrigatório.

No último ano, o Paraná produziu 5,7 milhões de toneladas de carne de porco, boi e frango, o que representa quase um quarto da produção de todo o Brasil.

Além do Paraná, a OIE também reconheceu o Rio Grande do Sul, Acre, Rondônia, 14 municípios do Amazonas e cinco cidades do Mato Grosso como área livre da aftosa. Santa Catarina já possui o reconhecimento.

Segundo o Mapa, agora, 20% do rebanho bovino do país está em zonas sem vacinação da febre aftosa.

Redação Reserva News

Matéria que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente por nossa equipe de jornalismo ou obtidos pelos acessos a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

View Comments

Recent Posts

Reserva ganha nova loja de autopeças com linha leve e pesada

O município de Reserva passa a contar, a partir da próxima semana, com uma nova…

6 horas ago

Ana Castela confirma status de fenômeno diante de 228 mil pessoas no Verão Maior Paraná

Se existe uma receita para se tornar um fenômeno, a cantora Ana Castela parece ser…

10 horas ago

Dezembro derruba vagas de emprego em Reserva, mas município fecha 2025 com saldo positivo

Reserva encerrou dezembro com o pior desempenho do ano na geração de empregos formais e…

11 horas ago

Fevereiro segue com bandeira tarifária verde e sem cobrança extra na conta de luz

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) confirmou nesta sexta-feira (30) a manutenção da bandeira…

14 horas ago

Prazo para adesão ao Simples Nacional acaba neste sábado

Empreendedores que desejam aderir ou regressar ao Simples Nacional têm até este sábado (31) para…

14 horas ago

Carrapato e mosquito-palha: Saúde alerta para riscos e reforça cuidados

O mosquito-palha, responsável pela transmissão das leishmanioses, e o carrapato-estrela, que transmite a febre maculosa,…

14 horas ago