Cotidiano

Julho Dourado incentiva população a refletir sobre o bem-estar dos animais domésticos

“O Julho Dourado está começando. Seu objetivo é realizar ações e motivar a população para que reflita sobre o bem-estar dos animais de rua e animais domésticos de estimação”, anunciou o deputado estadual Cobra Repórter (PSD), autor da lei 19.472/2018 aprovada pelos deputados na Assembleia Legislativa do Paraná.

Diversos municípios paranaenses estão desenvolvendo um trabalho voltado para a reflexão, promoção de eventos sobre a saúde de animais de rua, domésticos e de estimação, e também sobre a importância da prevenção de zoonoses. 

O município de Reserva, também tem dado um destaque ao assunto em suas redes sociais, incentivando a adoção de animais e até mesmo lamentando uma ocorrência, em que um potro, que estava abandonado nas proximidades de uma rodovia do município, acabou sendo atropelado e morreu. 

Apesar da divulgação ser feitas em redes sociais da Prefeitura de Reserva, o trabalho relacionado a adoção está aos cuidados da ONG “SOS Animal”, que realiza um belíssimo trabalho no município, no que se refere aos cuidados de animais.

A Prefeitura de Reserva também ressalta que quem presenciar maus tratos com animais e desejar denunciar, deve seguir as seguintes recomendações: reunir provas (como fotos, vídeos, áudios, testemunhas) e, com o material em mãos, dirigir-se a Delegacia de Polícia para registrar Boletim de Ocorrência, podendo também acionar a Polícia Civil pelos telefones 197, (42) 3276-1202 e (42) 3276-2389 ou a Polícia Militar pelo telefone: (42) 3273-8527. Não há no texto a informação da existência de algum órgão do poder publico municipal que realize algum trabalho na área.

Reserva também disponibiliza o Programa de Castração de Fêmeas Caninas e Felinas, que tem por objetivo a redução da população de animais de rua bem como promover a conscientização da população em relação ao bem estar animal e a guarda responsável.

A castração é gratuita para os animais de moradores do município de Reserva, com prioridade para aqueles beneficiários do Programas Sociais do Governo Federal (CADÚnico) e para os protetores de animais.

Em 18 de março, o chefe do poder executivo municipal, junto com o Chefe de Gabinete, Wagner Martins, a Secretária da Agricultura, Pecuária, Indústria, Comércio e Meio Ambiente, Daniele Messias, a assessora jurídica Dayane Corosque, os servidores Cláudio Jandrey Marques e Jaqueline Heil e as protetoras dos animais Juliana Rocha, Daiane Dias e Maria Pawlak, estiveram em reunião visando algumas iniciativas para saúde e bem-estar dos animais.

Medidas como a castração de cães e gatos, aquisição e aplicação de vacinas antirrábicas para cães abandonados, aquisição de chips para identificação dos animais castrados, estão sendo tomadas pela Prefeitura Municipal.
A Prefeitura declarou ainda em suas redes sociais, que buscava a viabilidade de um local adequado para o abrigo de animais em convalescênça, e, para a manutenção desse local, faria uma parceria com a ONG “SOS Animal”, mas não sabemos até o momento se tais procedimentos foram realizados ou não.
A Prefeitura de Ponta Grossa

A Prefeitura Municipal de Ponta Grossa já está realizando ações de incentivo e orientação. Devido a pandemia do novo coronavírus e o receio da doença ser transmitida pelos animais, em várias partes do mundo, foi relatado o aumento do abandono de cães e gatos. Sendo que até o momento não houve confirmação da transmissão do vírus pelos animais. “Os cães e gatos em situação de rua ficam suscetíveis a fome, frio, zoonoses, reprodução descontrolada, agressões tanto de outros animais, como do ser humano e outros acidentes, como atropelamentos”, comenta a residente em medicina veterinária, Julia Kivel.

Mesmo os animais que possuem tutor e um lar, precisam de cuidados para ter qualidade de vida e ter seu bem-estar garantido, ou seja, necessitam de uma guarda responsável. Isso inclui as cinco liberdades do bem-estar animal: ser livre de fome e sede, livre de dor e doenças, livre de desconforto (em um ambiente com abrigo e adequado a sua espécie), livre de medo e estresse e liberdade para expressar seu comportamento natural. “Por isso, antes de levar um animalzinho para casa é muito importante refletir se será possível dar todas as condições necessárias para que tenha uma vida confortável, além de conversar com a família a respeito se todos estão de acordo com um novo membro”, completa Julia.

Muitas pessoas ainda não estão habituadas com o termo zoonoses, e ficam em dúvida do que se trata. São doenças que podem ser transmitidas do animal para o homem ou do homem para o animal. Algumas das zoonoses mais conhecidas são a raiva, toxoplasmose, leptospirose, leishmaniose. “Por isso a importância do médico veterinário na saúde pública trabalhando educação em saúde e manejo ambiental, pois mesmo pessoas que não possuem um animal de estimação estão sujeitas a zoonoses devido a relação ser humano-animal-meio ambiente ser dinâmica e complexa”, explica o coordenador do departamento de zoonoses e médico veterinário, Leandro Inglês.

Durante todo o mês de julho serão trabalhados diversos temas de importância para a saúde pública, abordando conteúdos relevantes não apenas para aqueles que possuem algum animal em casa, mas também para a população de todo o município. A intenção é fazer com que a população conheça e respeite os animais que dividem a cidade com os humanos.
 

Atividades desenvolvidas gratuitamente pelo município
  
O município de Ponta Grossa possui projetos e ações que visam a saúde tanto dos animais de rua quanto dos que possuem tutor, além de atividades que envolvem as zoonoses. O Programa de Controle Populacional de Cães e Gatos tem como objetivo a castração de animais de tutores hipossuficientes economicamente. Além disso, o Castramóvel faz um trabalho complementar, castrando animais em situação de rua e colaborando com o projeto de acompanhamento de pessoas acumuladoras de animais.

“A castração promove diversos benefícios não apenas para o animal, mas também para a população como um todo. O procedimento evita prenhez indesejada, reduz fugas, agressividade, comportamento territorialista, risco de câncer e aumenta a longevidade de cães e gatos”, destaca Julia.

O projeto de acompanhamento dos acumuladores de animais e/ou de materiais inservíveis visa prestar atendimento e amparo para os munícipes que apresentam transtorno de acumulação e tutelam um número elevado de cães e gatos. Devido à grande quantidade não conseguem proporcionar qualidade de vida a todos eles, por isso, e juntamente com outros órgãos municipais, essas pessoas são acompanhadas, orientadas e auxiliadas a respeito de sua saúde e dos animais.

Em 2019 o serviço de resgate de animais em situação de rua recebeu a Patrulha Animal, uma ambulância adaptada para os atendimentos de animais que não possuem tutor, e que estejam em alguma situação de risco a vida. “O objetivo é atender urgências e emergência, como atropelamentos e também de zoonoses. Os munícipes fazem a solicitação de atendimento dos animais através dos telefones do CRAR, da Coordenação de Zoonoses, ou no horário de plantão, via Guarda Municipal. A equipe se desloca até o local e o animal é coletado e levado ao CRAR”, esclarece Leandro.

O Centro de Referência para Animais em Risco (CRAR), também conhecido antigamente como canil municipal, é um abrigo transitório para os animais coletados pela Patrulha Animal. As espécies mais atendidas são caninos, felinos e equinos. Eles recebem tratamento veterinário, os cães e gatos são castrados e todos os animais ficam disponíveis para adoção. Em casos que o animal possui um responsável, mas foi constatado maus-tratos e há risco de morte, o mesmo é recolhido e permanece no CRAR e é disponibilizado para adoção responsável. Além de serem tomadas as medidas cabíveis por lei, em ação conjunta com a Guarda Municipal.

A Coordenação de Zoonoses vistoria e acompanha casos de zoonoses, acidentes com morcegos, escorpiões, aranhas e lagartas urticantes, tanto em animais quanto em humanos. Em ação conjunta com outros departamentos do município, é realizada a vistoria de criação indevida de animais em área urbana, denúncias de maus-tratos a animais, ações de combate as arboviroses (dengue e febre amarela) com os Agente Comunitários de Endemia (ACE), educação em saúde, principalmente com ações nas escolas municipais e estaduais.

Além destes projetos, Ponta Grossa conta com o Programa de Residência Multiprofissional em Saúde Coletiva, que atualmente conta com 14 profissionais médicos veterinários que estão inseridos em Unidades Básicas de Saúde (UBS) e outros setores. Dessa forma levam informação e trabalham ainda mais próximo da comunidade. “Como uma das formas de se aproximar da população e divulgar as atividades realizadas pelos médicos veterinários inseridos na Prefeitura e divulgar conhecimento através de educação em saúde, foram criadas as redes sociais (Facebook e Instagram) do CRAR, que também tem contribuído para aumento da adoção dos animais atendidos pela equipe”, diz o coordenador do Núcleo de Atenção Permanente (NEP), Carlos Eduardo Coradassi.

Redação Reserva News

Matéria que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente por nossa equipe de jornalismo ou obtidos pelos acessos a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Recent Posts

Acidente na BR-376 no Paraná deixa idoso em estado grave e causa interdição da rodovia

Um grave acidente foi registrado na tarde desta segunda-feira, por volta das 15h30, no km…

11 horas ago

Contran aprova resolução que acaba com a obrigatoriedade de autoescola para CNH

O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) aprovou, nesta segunda-feira (1º), a resolução que muda o…

11 horas ago

Empresa de Reserva abre vaga para Auxiliar de Plataforma na recepção de leite

Uma empresa do Município está com oportunidade de emprego aberta para o cargo de Auxiliar…

12 horas ago

Patrulheiros da Sustentabilidade vão melhorar estradas rurais e conservar água e solo no Paraná

O Governo do Paraná lançou nesta segunda-feira (1º), no Teatro Guaíra, em Curitiba, o programa…

13 horas ago

Rede estadual do Paraná abre etapa final de matrículas para 2026

Com expectativa de atender cerca de 100 mil alunos, a Secretaria da Educação do Paraná…

14 horas ago

Agência do Trabalhador de Reserva anuncia vaga para auxiliar administrativo

A Agência do Trabalhador de Reserva divulgou a abertura de uma nova vaga de emprego…

16 horas ago