Agropecuária

Campanha de atualização de rebanho alcança 88% das propriedades do Paraná

A campanha de atualização de rebanho, promovida pela Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar), encerrou seu período regular com 88% das propriedades devidamente registradas. A atualização é importante para que o Estado tenha conhecimento da quantidade e distribuição do rebanho, e possa agir rapidamente e de forma eficaz no controle de doenças.

Além de auxiliar na vigilância sanitária, a atualização dos rebanhos também é importante para garantir a manutenção do status internacional de área livre de febre aftosa sem vacinação, conferido em 27 de maio pela Organização Mundial de Saúde Animal (OIE).

“Em meio à pandemia, foi um bom índice, e agora a Adapar está em busca dos produtores que não fizeram as atualizações durante o período regular para verificar as motivações”, disse o gerente de Saúde Animal da Adapar, Rafael Gonçalves Dias. “Fazemos um apelo para os produtores que ainda não fizeram que procurem uma unidade da Adapar para regularizar a situação.”

As unidades regionais com índices mais baixos foram as de Ponta Grossa, União da Vitória e Curitiba. Elas apresentaram cerca de 70% dos produtores com atualização de rebanho realizada. “A atualização do rebanho é compulsória, obrigatória para todos os produtores de bovinos, búfalos, ovinos, caprinos, suínos, aves de produção e equídeos”, reforçou o gerente da Adapar. A não atualização pode resultar em multa de pouco mais de R$ 1.150,90.

Além da possibilidade da multa, os produtores que não efetivarem a atualização ficam impedidos de emitir a Guia de Trânsito de Animais (GTA), sem possibilidade de transporte entre propriedades ou para abate. Dentro do prazo da campanha, que foi de 1º de maio a 30 de junho, a atualização cadastral podia ser feita de forma online. Agora, somente pode ser realizada nas Unidades Locais da Adapar.

A próxima campanha de cadastro do rebanho vai ocorrer apenas em 2022.

Fonte - Agência Estadual de Noticias
Redação Reserva News

Matéria que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente por nossa equipe de jornalismo ou obtidos pelos acessos a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Recent Posts

Colisão envolvendo seis veículos na BR-277 deixa uma pessoa morta e outra gravemente ferida

Na noite desta segunda-feira (1º), por volta das 21h, um grave acidente do tipo colisão…

2 minutos ago

Detran-PR alerta sobre golpes envolvendo o programa CNH Social

O Departamento de Trânsito do Paraná (Detran-PR) emitiu um alerta à população sobre a atuação…

14 minutos ago

PRF apreende mais de três toneladas de maconha escondidas em carga de arroz no Paraná

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) realizou uma grande apreensão de drogas na tarde desta segunda-feira…

26 minutos ago

Polícia Civil conclui investigação sobre latrocínio de motorista de aplicativo em Ponta Grossa

A Polícia Civil de Ponta Grossa concluiu a investigação do latrocínio que vitimou o motorista…

31 minutos ago

Agência do Trabalhador de Reserva divulga novas oportunidades de emprego em diferentes áreas; confira

A Agência do Trabalhador de Reserva anunciou a abertura de diversas vagas de emprego para…

40 minutos ago

AMCG convoca eleição para nova diretoria e conselho fiscal em 2026; votação será em 11 de dezembro

A Associação dos Municípios dos Campos Gerais (AMCG) divulgou edital de convocação para eleição da…

48 minutos ago