Regional

Prefeita de Imbaú participa do 1º Encontro das Prefeitas do Paraná

A prefeita Dayane Sovinski, do município de Imbaú, participou do 1º Encontro das Prefeitas do Paraná, que aconteceu nos dias 24 e 25 de agosto em Curitiba.
O evento foi organizado pela Associação dos Municípios do Paraná (AMP) e tem por objetivo fortalecer, integrar e aumentar a representatividade das mulheres na administração pública. Apesar da, ainda distante, participação feminina em outros setores da sociedade, as últimas eleições reforçaram a presença da mulher na política local.
Atualmente, de acordo com a AMP, são 39 mulheres no comando de cidades paranaenses, equivalente a 9,7% do total de municípios do estado. Para a prefeita Dayane “É necessário a criação de mais projetos como esse, iniciativas que valorizem a presença da mulher na política, dar mais atenção e investir nos mandatos das prefeitas, que tem feito a diferença nos municípios onde lideram” destacou.
A presidente do Conselho da Mulher da AMP e prefeita do município de Pérola, Valdete Cunha explicou que esse movimento organizado busca somar forças para uma participação mais efetiva na política, seja por iniciativa dos governos, de partidos políticos, associações ou ações independentes. Já o Presidente da AMP e prefeito de Jesuítas, Júnior Weiller destacou a importância do encontro justamente como forma de emancipar a mulher politicamente. “É essencial que as mulheres tenham igualdade de condições com os homens nas disputas. Além disso, é fundamental que tenham grande participação nos partidos, nas gestões dos municípios, estados e governo federal, em todos os níveis”, afirmou.
Participaram do encontro vice-governador Darci Piana; o chefe da Casa Civil do Governo do Estado, Guto Silva; os secretários estaduais João Carlos Ortega (Desenvolvimento Urbano e Obras Públicas) e Marcel Micheletto (Administração e Previdência); a primeira-dama do Estado e presidente do Conselho de Ação Solidária, Luciana Saito Massa; e o deputado federal Ricardo Barros.
Prefeitas e o municípios paranaenses comandados por elas
Dayane Sovinski – Imbaú
Elisângela Pedroso de Oliveira Nunes – Carambeí
Cleonice Aparecida Kufener Schuck – Fernandes Pinheiro
Alcione Lemos – Jaguariaíva
Elizabeth Silveira Schmidt – Ponta Grossa
Ione Elizabeth Alves Abib – Andira
Suzie Aparecida Pucillo Zanatta – Astorga
Rafaela Martins Losi – Clevelândia
Maria Helena Bertoco Rodrigues – Cruzeiro do Oeste
Edna Contin – Floraí
Mari Terezinha da Silva – Goioxim
Lilian Ramos Narloch – Guaraqueçaba
Viviane Comiran – Ibema
Elza Haase Rodrigues – Iracema do Oeste
Cleide Inês Griebeler Prates  – Itaipulândia
Mônica Cristina Zambon Holzmann – Itambaracá
Adriana Cristina Polizer – Japurá
Lucimar de Souza Morais Assunção – Jardim Olinda
Leila Miotto Amadei – Juranda
Ivonéia de Andrade Aparecido Furtado – Mandaguari
Ilena de Fátima Pegoraro Oliveira – Manfrinópolis
Valdete Carlos Oliveira Gonçalves da Cunha – Pérola
Marli Paulino – Pinhais
Marisa de Fátima Ilkiu de Souza – Porto Vitória
Maria Edna de Andrade – Prado Ferreira
Bruna de Oliveira Casanova – Primeiro de Maio
Adelita Parmezan de Moraes – Quatiguá
Karime Fayad – Rio Branco do Sul
Karla Francieli Galende – Santa Terezinha de Itaipu
Carla Suzi Emerenciano – São João do Ivaí
Leila Aparecida da Rocha – São Jorge D’Oeste
Margarida Maria Singer – São José dos Pinhais
Fernanda Sardanha – São Mateus do Sul
Maria Regina Della Rosa Magri – São Pedro do Ivaí
Neila de Fátima Luizão Fernandes – São Pedro do Paraná
Exilaine Gaspar – São Sebastião da Amoreira
Ana Ruth Secco – Sertanópolis
Luzia Harue Suzukawa – Tamarana
Geny Violatto – Santo Inácio
Fonte - Prefeitura Municipal de Imbaú
Redação Reserva News

Matéria que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente por nossa equipe de jornalismo ou obtidos pelos acessos a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Recent Posts

Tradução em tempo real chega ao WhatsApp para mensagens individuais e grupos

O WhatsApp acaba de anunciar um novo recurso que promete facilitar a vida de quem…

11 horas ago

Reserva monta força-tarefa e presta socorro a mais de 55 famílias atingidas por temporais

A Prefeitura de Reserva, por meio da Secretaria de Obras e do Posto da Brigada…

11 horas ago

Dia Internacional das Línguas de Sinais é celebrado nesta terça-feira (23)

Nesta terça-feira (23), é celebrado o “Dia Internacional das Línguas de Sinais”, instituído pela Assembleia…

11 horas ago

Seleção Sub-13 de Reserva vai disputar a Copa 4 Ventos em Castro

A Seleção Sub-13 de Reserva teve sua participação confirmada na Copa 4 Ventos, competição que…

13 horas ago

Cooperativa de reciclagem de Telêmaco Borba, com apoio da Klabin, tem a maior renda do país

A transformação de resíduos em oportunidades sociais, ambientais e econômicas é uma realidade na região…

13 horas ago

Ratinho Junior sanciona lei que reduz IPVA no Paraná para a menor alíquota do país

Agora é lei: o Paraná tem o menor IPVA do Brasil. A nova alíquota do…

13 horas ago