Eventos

Paróquia Menino Jesus de Reserva, celebra centenário da Legião de Maria

A Associação Apostólica de Leigos, Legião de Maria, completou 100 anos de fundação no último dia 7. 

Em Reserva, a mesma celebrará no ano de 2022, 20 anos de presença. Foi iniciada pela leiga Sueli Justino e com apoio do pároco da época, padre Ademir da Guia. Para comemorar a data centenária, uma missa especial foi celebrada junto à comunidade pelo vigário Pe. Wagner Oliveira da Silva, no sábado passado (11). Membros que estavam presentes receberam uma bênção. 

Na homilia, o sacerdote ressaltou um pouco a história e o papel do grupo, originário da Irlanda e que teve no Rio de Janeiro a primeira experiência brasileira de evangelização, em 1950. ‘’A Legião de Maria vive a fé em Jesus e sua missão de maneira concreta no trabalho, nas visitas e nas próprias atividades daqueles que testemunham a fé mariana. Há 100 anos, desde quando começou em Dublin, nós temos a caminhada da Legião, levando as pessoas ao verdadeiro testemunho do caminho ao céu’’, disse ele, que é o assessor da Legião de Maria na paróquia e diretor espiritual da SEJULE (secretaria da juventude legionária) ligada ao Senatus Assumpta de Ponta Grossa, que reúne legionários [as] de diversos presidia do Paraná e Santa Catarina.

O papel da Legião de Maria é levar uma palavra de entusiasmo para os doentes, idosos e marginalizados, pedindo a intercessão de Nossa Senhora.  Há membros ativos, que realizam as visitas, e auxiliares, que, por diversas situações, e de modo não menos importante, vivenciam a espiritualidade legionária através das orações da Tessera e recitação diária da catena. 

A estrutura da Legião 

empresta muito das divisões da Legião do Império Romano.  Começa pelo Praesidium [significa proteções] há cinco em Reserva com quatro até sete fiéis em cada grupo, e leva um título de Nossa Senhora, Imaculado coração de Maria, Nossa Senhora das Vitórias, Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, Nossa Senhora da Misericórdia e Nossa Senhora Aparecida. A Paróquia ainda abriga uma Cúria, fundada em 2015, a segunda divisão que supervisiona os grupos citados anteriormente, sendo composta por cada presidente de grupo e mais quatro escolhidos da Cúria, chamados de oficiais. Há reuniões semanais. Para participar do ‘’Exército de Maria’’ precisa ser recrutado [convidado]; muitos desses convites são feitos nas missas, visitas ou outras ocasiões.   

‘’Ser legionário é tornar Maria conhecida e amada no mundo inteiro, caminho seguro é servir a Deus. Sou toda ó minha Rainha e minha Mãe, e tudo que tenho a vós pertença’’, comenta Irene Lopata, coordenadora da Legião de Maria em Reserva.

Além do Brasil, a associação de leigos tem grande presença na Coreia do Sul, Filipinas, Argentina e na República do Congo. Nos Campos Gerais, a Legião de Maria nasceu em 1954. 

Fonte - Pascom PMJ Reserva - Foto - Renata Santiago
Redação Reserva News

Matéria que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente por nossa equipe de jornalismo ou obtidos pelos acessos a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Recent Posts

Tradução em tempo real chega ao WhatsApp para mensagens individuais e grupos

O WhatsApp acaba de anunciar um novo recurso que promete facilitar a vida de quem…

11 horas ago

Reserva monta força-tarefa e presta socorro a mais de 55 famílias atingidas por temporais

A Prefeitura de Reserva, por meio da Secretaria de Obras e do Posto da Brigada…

11 horas ago

Dia Internacional das Línguas de Sinais é celebrado nesta terça-feira (23)

Nesta terça-feira (23), é celebrado o “Dia Internacional das Línguas de Sinais”, instituído pela Assembleia…

12 horas ago

Seleção Sub-13 de Reserva vai disputar a Copa 4 Ventos em Castro

A Seleção Sub-13 de Reserva teve sua participação confirmada na Copa 4 Ventos, competição que…

13 horas ago

Cooperativa de reciclagem de Telêmaco Borba, com apoio da Klabin, tem a maior renda do país

A transformação de resíduos em oportunidades sociais, ambientais e econômicas é uma realidade na região…

13 horas ago

Ratinho Junior sanciona lei que reduz IPVA no Paraná para a menor alíquota do país

Agora é lei: o Paraná tem o menor IPVA do Brasil. A nova alíquota do…

14 horas ago