Programa Robótica Paraná - Portal Reserva News
Escolas estaduais de 16 municípios receberam nesta semana kits educacionais de robótica fornecidos pelo Governo do Estado. Na quinta-feira (23), houve a entrega para escolas de Cândido de Abreu, Laranjal, Mato Rico, Nova Tebas, Palmital, Pitanga, Godoy Moreira, Grandes Rios, Ivaiporã, Jardim Alegre, Manoel Ribas e São Pedro do Ivaí. Nesta sexta-feira (24) os materiais irão para Apucarana, Arapongas, Cambira e Jandaia do Sul.
No total, mais de 2,5 mil kits estão sendo entregues, dez para cada escola. Eles vão atender 257 colégios. O investimento é de R$ 9,1 milhões.
A iniciativa faz parte do programa Robótica Paraná, lançado no final de agosto, que oferece a alunos do ensino médio da rede estadual conteúdos de automação, conceitos de IoT (internet das coisas) e domótica – área relativa à integração de mecanismos tecnológicos em uma residência.
“Daqui a 20 ou 30 anos haverá profissões que ainda nem foram inventadas e que, obrigatoriamente, vão passar pela tecnologia, pela robótica. Esse kit representa oportunidade, esperança, significa democratizar o acesso ao emprego lá na frente”, disse o chefe da Casa Civil, Guto Silva, que participou das entregas.
Ele lembrou que poucas escolas particulares, sobretudo no Interior, oferecem o aprendizado de robótica a seus alunos, o que está sendo feito agora na Rede Estadual de Ensino. “Essa é a estratégia que tem sido construída pelo Governo. Foi isso que o governador Ratinho Junior pediu, que todos no Paraná tivessem a mesma oportunidade. E a oportunidade vem através da educação”, afirmou.
FERRAMENTA PEDAGÓGICA – Os kits são compostos por notebooks e um conjunto de peças com 448 componentes eletrônicos, que inclui motores, sensores, atuadores e microprocessadores arduinos, por exemplo.
Para facilitar o processo de aprendizagem, os alunos contarão com materiais didáticos como videoaulas e cartilhas digitais, com instruções gráficas detalhadas que elucidam o passo a passo de cada proposta de atividade. Alguns exemplos são braço robótico, irrigador automático e projeto semáforo. Todos os materiais estão disponibilizados site do Robótica Paraná.
Inicialmente, o programa vai atender cerca de 10 mil alunos, mas o chefe da Casa Civil informou que esse número que será ampliado em novas fases.
O conteúdo de robótica será dividido em três módulos de 42 aulas, um para cada série do Ensino Médio. No primeiro, será trabalhada a robótica introdutória, além de conceitos e componentes eletrônicos. No segundo, os estudantes aprenderão sobre placas e programação mais elaboradas. O foco do terceiro será a robótica aplicada a projetos, incluindo a identificação de problemas de automação e automatização e a proposição de soluções para esses problemas.
“Os professores serão capacitados para poder dar aulas e usar ferramentas pedagógicas para o desenvolvimento dos alunos”, informou Silva. O treinamento dos professores será feito por técnicos dos Núcleos Regionais da Educação (NREs), que irão orientar como aplicar o material didático, que foi elaborado pela equipe interna do Departamento de Tecnologia e Inovação (DTI) da Secretaria de Estado da Educação e do Esporte.
Fonte - Agência Estadual de Noticias
O WhatsApp acaba de anunciar um novo recurso que promete facilitar a vida de quem…
A Prefeitura de Reserva, por meio da Secretaria de Obras e do Posto da Brigada…
Nesta terça-feira (23), é celebrado o “Dia Internacional das Línguas de Sinais”, instituído pela Assembleia…
A Seleção Sub-13 de Reserva teve sua participação confirmada na Copa 4 Ventos, competição que…
A transformação de resíduos em oportunidades sociais, ambientais e econômicas é uma realidade na região…
Agora é lei: o Paraná tem o menor IPVA do Brasil. A nova alíquota do…