Política

Deputada defende reajuste do funcionalismo e aumento de recursos para socorrer agricultura familiar

Durante a audiência pública de prestação de contas do 2º quadrimestre de 2021 pelo secretário de estado da Fazenda, Renê Garcia Júnior, na Assembleia Legislativa do Paraná, a deputada estadual Luciana Rafagnin (PT) defendeu que o governo priorize o pagamento do reajuste salarial ao funcionalismo público paranaense, atrasado há mais de cinco anos, e também o aumento do aporte de recursos à Secretaria da Agricultura e do Abastecimento (SEAB) para garantir o fortalecimento da agricultura familiar, por meio de programas como o da merenda escolar e o de compra direta, que são políticas de segurança alimentar e nutricional e de combate à fome.

Por meio de um requerimento dirigido ao secretário-chefe da Casa Civil, Guto Silva, também protocolado esta semana, a deputada voltou a defender que o governo conceda o reajuste salarial aos servidores públicos do Paraná. As perdas diante da inflação do mesmo período desse atraso já ultrapassam o índice de 25%. A data-base do funcionalismo estadual é todo mês de maio. “Desde 2016 que o reajuste na data-base não é respeitado e o salário dos servidores não é devidamente corrigido”, disse Luciana. “Com a crise financeira e o aumento no custo de vida, o poder de compra caiu muito. Por isso, é extremamente importante que o governo priorize a reposição salarial de todos os servidores do Estado do Paraná”, completou.

Combate à Fome – A deputada Luciana lembrou ao secretário da Fazenda que a crise econômica, aliada às crises sanitária (pandemia) e hídrica tem dificultado a vida dos agricultores familiares em especial. Diante dos resultados positivos nas contas do Estado, que foram apresentados pelo governo na Assembleia, a líder do Bloco Parlamentar da Agricultura Familiar sugere ao Poder Executivo aumentar os recursos da SEAB para que o estado possa contribuir também com a aquisição de produtos para o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e visando ainda incrementar a modalidade de Compra Direta do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA).

Esses recursos podem possibilitar a correção dos preços pagos aos agricultores familiares na compra dos alimentos da merenda escolar, entre outras vantagens. E com o incremento do PAA, o governo, em uma ponta, beneficiará e incentivará a produção dos alimentos e, na outra, promoverá a distribuição da comida às famílias em situação de vulnerabilidade e às entidades que prestam assistência social no estado, como instituições filantrópicas, asilos, orfanatos e outras entidades cadastradas para esse fim.

“Os altos custos do gás e dos alimentos estão dificultando a aquisição de alimentos para essas famílias e a medida do governo pode contribuir para a superação dessa crise”, disse a deputada. A agricultura familiar e camponesa produz cerca de 80% dos alimentos que chegam à mesa do povo brasileiro.

Fonte - Assembleia Legislativa do PR
Redação Reserva News

Matéria que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente por nossa equipe de jornalismo ou obtidos pelos acessos a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Recent Posts

AMCG define nova coordenação de Esportes nos Campos Gerais

A Associação dos Municípios dos Campos Gerais (AMCG) definiu, nesta semana, a nova coordenação da…

9 minutos ago

Moradora da localidade do Vau, em Reserva, está desaparecida e família pede ajuda para localizá-la

Uma mulher moradora da localidade do Vau, no interior de Reserva está desaparecida desde a…

17 horas ago

Fim de semana em Reserva terá calor, instabilidade e chance de chuva, diz Simepar

A previsão do tempo para o fim de semana em Reserva indica que, após a…

19 horas ago

A novela continua: DER/PR homologa pavimentação entre Imbaú e Reserva

O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR), autarquia da Secretaria de Infraestrutura e…

19 horas ago

Bunge voltará a produzir farinha de trigo Rosa Branca em Ponta Grossa

A Bunge, empresa líder em soluções para o agronegócio que conecta agricultores a consumidores de…

20 horas ago

Telêmaco Borba passa a contar com carreta de saúde da mulher para pacientes do SUS

Mais 32 municípios brasileiros passam a contar, a partir desta sexta-feira (30), com as carretas…

20 horas ago