Esportes

Angel, os primeiros passos no atletismo em Reserva e hoje destaque nacional

Angel Inocêncio da Silva, ou apenas Angel, já nas primeiras aulas de educação física do 6º ano, chamava a atenção, e o Professor Mauro, percebeu nele um talento acima da média, além de uma capacidade que não via em outros alunos, e olha que qualidade não falta nos alunos do Colégio Estadual Teófila Nassar Jangada no Distrito de José Lacerda, em Reserva.

Nos testes investigativos que o Professor Mauro tem por padrão fazer com todos os alunos, visando conhecer suas
habilidades no esporte, Angel, na época com 12 anos, já se destacou.

Após período de testes, na modalidade especifica de atletismo, ficou mais destacada ainda a qualidade do Angel.

No ano seguinte, na Fase Regional dos Jogos Escolares, na modalidade de Atletismo, Angel já foi destaque,
conquistando a vitória no Salto em Distância para o município de Reserva, em uma caixa de areia improvisada ,ao lado do estádio. 

Infelizmente, na sequencia Angel deixou de participar de treinamentos e competições, um pouco até devido a
preocupação de seu pai pelo fato de viagens para competições, afinal, era uma novidade na vida da família.

Consciente do valor de seu aluno, no ano seguinte, o Professor Mauro, junto com a Diretora do Teófila, foram até a residência de Angel, onde conseguiram convencer a família sobre a importância da participação dele nas competições, e valeu a pena acreditar no potencial do Angel, que foi para a Fase Final do Jogos, realizada na cidade de Apucarana e mesmo não tendo uma grande marca (5,49) para as disputas finais, já que o Paraná, ao lado do estado de São Paulo, são os grandes celeiros do atletismo nacional, com um grande nível técnico, Angel participou de forma brilhante e ganhou a fase estadual, classificando-se assim para representar o Paraná nos Jogos Escolares Brasileiro em Fortaleza – CE

E foi no Jogos Escolares Brasileiros (Jeb’s), que Angel pisou pela primeira vez em uma pista sintética, e sua participação foi digna de destaque, obtendo a marca de 6,13m. Apesar de não ter conquistado a 1ª colocação, em naquele ano teve um nível muito alto, inclusive sendo batido recorde nacional da competição, o atleta reservense conquistou a 5ª colocação. 

Com a bela participação, Angel chamou a atenção de diversos treinadores, entre eles, o técnico do atletismo de Campo Mourão – PR, Paulo César Costa, o Paulinho, um dos nomes mais importantes no atletismo paranaense e nacional, também com renome internacional, com o positivo rótulo de “garimpeiro”, já que sempre está em busca de novos atletas para a modalidade, descobrindo, lapidando e transformando singelos iniciantes em grandes potências no esporte, por sinal, um verdadeiro parceiro do atletismo reservense, sempre cedendo equipamentos e apoio técnico, ajudando a abrilhantar o já belo trabalho do Professor Mauro, que cede a ele, atletas para competirem por Campo Mourão em eventos que não são de cunho escolar, já que Reserva ainda não possui uma equipe de Atletismo.

Depois disso, Angel foi competir por Campo Mourão, tendo sempre grande destaque e com muitas conquistas, estaduais e nacionais.

Depois de representar as cores reservenses, Angel veste a camisão da Seleção Brasileira de Atletismo

Com marcas de alta expressão, em 2018 veio a convocação para a Seleção Brasileira, representando o Brasil no Sul-Americano de Atletismo, realizado em Cuenca, no Equador.

E foi em sua participação no Sul-Americano, que veio o grande “tropeço” esportivo, afinal, estava treinando em condições adversas, já que  Cuenca é uma cidade localizada na Cordilheira dos Andes, ao sul do Equador, e está a 2.550m acima do nível do mar. No treino de reconhecimento da pista, sofreu uma lesão bem grave no quadril, e prejudicou bastante sua performance, tanto é que “queimou” (diz-se que o competidor “queimou o salto” quando ele pisa ou ultrapassa a linha que demarca o fim da pista de corrida) todos os saltos.

A recuperação foi longa, Angel ficou parado de treinamentos e competições por 1 ano, sofrendo até alguns contratempos em sua vida pessoal, em seu retorno, teve a triste noticia do adoecimento de seu pai, inclusive, infelizmente acabou falecendo no começo deste ano (2021).

Refeito das tristezas, Angel voltou com força total agora em 2021, a sua performance chegou a chamar atenção do famoso Jadel Gregório, grande nome do Atletismo Mundial,  tendo inclusive apadrinhado o Angel, com dicas e até mesmo buscando patrocínios.

E mesmo estando em um degrau de destaque no atletismo nacional, Angel não esqueceu de suas raízes, sempre que pode, repassa para os jovens reservenses que espelhados nele, estão trilhando o mesmo caminho e com grandes possibilidades de sucesso, e para o Professor Mauro, seus conhecimentos técnicos.

Inclusive essa garotada, lá do Colégio Estadual Teófila Nassar Jangada estará participando do Campeonato Paranaense Sub 14 e Sub 16 em Cascavel, no próximo dia 13 e 14 de novembro.

Após conhecer a história de Angel Inocêncio da Silva por meio de uma reportagem na televisão, o Centro Universitário Integrado de Campo Mourão se solidarizou com o atleta, e concedeu, por meio do Departamento de Esportes, uma bolsa de estudos integral no curso de Educação Física e um estágio remunerado para que o atleta possa se dedicar aos estudos e ao esporte.

O Portal Reserva News entrou em contato com o Angel, e ele contou um pouco de sua trajetória e a importância do Professor Mauro em sua vida, “O Mauro foi fundamental para mim, no começo eu não conhecia o atletismo, minha vida era só estudar, trabalhar e jogar bola, quando o Mauro me apresentou o atletismo e que eu comecei a treinar fiquei apaixonado por este esporte. E mesmo sem pista pra treinar e com poucos materiais na época pra me treinar ele conseguiu me fazer ser o primeiro campeão paranaense de Reserva no atletismo e ainda ser o 5° melhor do Brasil e com isso chegar a vestir uma camisa de uma equipe de atletismo na qual estou até hoje e não penso em largar essa equipe nunca. Sou muito grato ao professor Mauro por nunca ter me abandonado sempre me aconselhando, nunca me deixou abandonar este esporte, no início mesmo com os imprevistos, tanto familiar como financeiro, ele foi um anjo que Deus me deu se não fosse o incentivo dele no início hoje eu seria mais um na rua fumando, bebendo ou sei lá o que. Espero um dia poder retribuir tudo o que ele já fez por mim na vida” concluiu Angel.

Continuando a conversa, o Portal Reserva News perguntou sobre a cidade que o revelou, e ele não mediu palavras, sendo muito sensato e transparente, comentou “Sobre Reserva não tenho o que falar, tantos resultados que tive e nunca houve um patrocínio, nunca a prefeitura me apoiou mesmo eu chegando na seleção brasileira, nunca consegui nada nem mesmo fazer fisioterapia na época para poder retomar aos treinos, fiquei um ano parado devido aquela lesão e nem um vereador ou prefeito me ajudou e eu ainda morava em Reserva e estudava no Teófila. Depois casei, vim morar aqui em Campo Mourão, foi difícil no começo, mas quando me recuperei da lesão e pude voltar a treinar, logo de início ganhei patrocínio de plano de saúde da Unimed, fisioterapia ente outros coisas, que meu início de carreira inteiro em Reserva, só quem me ajudou foi o Mauro, que tirava dinheiro do próprio bolso, para que eu pudesse ter um tênis em condições para os treinamento e competições” finalizou em forma de desabafo, e muito justo por sinal.  

 

 

 

 

Redação Reserva News

Matéria que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente por nossa equipe de jornalismo ou obtidos pelos acessos a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Recent Posts

Tradução em tempo real chega ao WhatsApp para mensagens individuais e grupos

O WhatsApp acaba de anunciar um novo recurso que promete facilitar a vida de quem…

14 horas ago

Reserva monta força-tarefa e presta socorro a mais de 55 famílias atingidas por temporais

A Prefeitura de Reserva, por meio da Secretaria de Obras e do Posto da Brigada…

15 horas ago

Dia Internacional das Línguas de Sinais é celebrado nesta terça-feira (23)

Nesta terça-feira (23), é celebrado o “Dia Internacional das Línguas de Sinais”, instituído pela Assembleia…

15 horas ago

Seleção Sub-13 de Reserva vai disputar a Copa 4 Ventos em Castro

A Seleção Sub-13 de Reserva teve sua participação confirmada na Copa 4 Ventos, competição que…

16 horas ago

Cooperativa de reciclagem de Telêmaco Borba, com apoio da Klabin, tem a maior renda do país

A transformação de resíduos em oportunidades sociais, ambientais e econômicas é uma realidade na região…

17 horas ago

Ratinho Junior sanciona lei que reduz IPVA no Paraná para a menor alíquota do país

Agora é lei: o Paraná tem o menor IPVA do Brasil. A nova alíquota do…

17 horas ago