Regional

Ortigueira revoga licitação para instalar semáforos que estava suspensa por cautelar

A Prefeitura de Ortigueira revogou o edital do Pregão Eletrônico nº 61/2021, cujo objetivo era a instalação de semáforos em cruzamentos de vias urbanas desse município da Região dos Campos Gerais. Em consequência disso, o Pleno do Tribunal de Contas do Estado do Paraná revogou a medida cautelar que suspendia a licitação e encerrou o processo, sem julgamento de mérito.

A cautelar do TCE-PR havia sido emitida em agosto, pelo conselheiro Nestor Baptista, em Representação a Lei nº 8.666/93 (Lei de Licitações e Contratos) formulada pela empresa Dataprom Equipamentos e Serviços de Informática Industrial Ltda. A licitante alegou que o edital apresentava exigências excessivas, impertinentes e desnecessárias, que comprometiam a competitividade e indicariam direcionamento do certame.

Dentre as demandas, destacou as características técnicas exigidas para o totem semafórico, como a quantidade específica de lâmpadas de LED, vida útil mínima dos LEDs, voltagem específica e dígitos especiais. Outro fator foi a ausência dos laudos comprovando que os produtos atendem à Norma ABNT NBR 166653:2017, que é um requisito fundamental para a segurança da contratação.

Ao conceder a cautelar, o relator ressaltou que o TCE-PR já apreciara licitações com objeto similar e que foram constatadas exigências excessivas e outras irregularidades no pregão de Ortigueira. Em resposta, a prefeitura afirmou que revogou o edital do Pregão Eletrônico nº 61/2021, para futura elaboração de novo Termo de Referência, com as adequações necessárias.

 O conselheiro considerou que a ausência de elementos hábeis como justificativa para o prosseguimento da demanda e, com isso, votou pela revogação da cautelar e encerramento do processo, sem julgamento de mérito, tendo em vista a perda de objeto. A decisão seguiu a instrução da Coordenadoria de Gestão Municipal (CGM) do TCE-PR e o parecer do Ministério Público de Contas (MPC-PR).

Por unanimidade, os membros do Tribunal Pleno aprovaram o voto do relator na sessão ordinária nº 37/2021 do colegiado, concluída em 17 de novembro. A decisão está expressa no Acórdão nº 2985/21 – Tribunal Pleno, publicada em 23 de novembro, na edição nº 2.666 do Diário Eletrônico do TCE-PR (DETC).

Fonte – TCE-PR

Redação Reserva News

Matéria que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente por nossa equipe de jornalismo ou obtidos pelos acessos a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Recent Posts

Após chuvas, Reserva e mais 4 localidades da região estão com o abastecimento paralisado devido à falta de energia

A Sanepar informou em nota oficial, por volta das 12 horas deste sábado, dia 08,…

12 horas ago

Enem 2025: saiba o que é permitido levar no primeiro dia de provas

As primeiras provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2025 serão realizadas neste…

14 horas ago

Tornado causa destruição e deixa 6 mortos e ao menos 430 feridos no Paraná

O Corpo de Bombeiros Militar do Paraná (CBMPR) e os serviços de saúde atenderam, até…

15 horas ago

Município de Rio Bonito do Iguaçu foi atingido por um tornado, confirma Simepar

O Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar) classificou como um tornado a…

15 horas ago

Veiculo colide contra caminhão estacionado e deixa condutora com lesões graves

No começo da tarde desta sexta-feira, dia 07, por volta das 13h00, na altura do…

1 dia ago

Catálogo de produtos artesanais da região será lançado durante a ExpoIpiranga

A 1ª edição do Catálogo de Produtos da região será lançada de 4 a 7…

1 dia ago