Cotidiano

“Onda de calor” da América do Sul será amena no Paraná, mas deve ser mais intensa na região

O Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar) informou, nesta segunda-feira (10), que a “Onda de calor” prevista para a América do Sul não será tão intensa no Paraná.

Em nota, o Simepar destacou que as chuvas impedem o aquecimento do tempo, apesar da probabilidade de tempo mais abafado. A “onda de calor” e tempo seco deve ser intensa no centro-norte da Argentina e o Uruguai entre esta segunda-feira (10) e o dia 18 de janeiro.

Os institutos de meteorologia da América do Sul prevem temperaturas bastante elevadas para os países vizinhos. Os reflexos também serão sentidos no Rio Grande do Sul e no Paraguai.

Nessas regiões, devido à ausência de chuvas causada pelo tempo seco, o ambiente atmosférico será muito favorável para o forte aquecimento atmosférico e deve durar por vários dias.

Conforme o Simepar, o Paraná deve registrar chuvas irregulares, justamente devido ao aquecimento atmosférico e disponibilidade de umidade no ar. As regiões que serão mais afetadas pelo calor persistente serão o Oeste, o Sudoeste, o Norte e o Noroeste.

Na metade de janeiro, entre 14 e 18, as regiões Sul, Campos Gerais, Central e Leste (Curitiba e Litoral) também vão registrar temperaturas altas, típicas do verão, mas nada fora da normalidade.

Mesmo que o Paraná não seja impactado diretamente pela forte onda de calor, o Simepar orienta que alguns cuidados devem ser mantidos, como o uso de protetor solar, evitar exercícios físicos no período mais crítico do dia, entre 10 e 16h, além de fazer a ingestão de bastante líquido para evitar a desidratação.

Segundo o Simepar, em Reserva, as temperatura começam a se elevar no sábado (15), com a máxima chegando a 31º graus, já no domingo (16) a previsão é de 33º e na segunda-feira (17), segundo o Simepar, a máxima será de 34 graus.

Redação Reserva News

Matéria que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente por nossa equipe de jornalismo ou obtidos pelos acessos a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Recent Posts

Moradora da localidade do Vau, em Reserva, está desaparecida e família pede ajuda para localizá-la

Uma mulher moradora da localidade do Vau, no interior de Reserva está desaparecida desde a…

11 horas ago

Fim de semana em Reserva terá calor, instabilidade e chance de chuva, diz Simepar

A previsão do tempo para o fim de semana em Reserva indica que, após a…

13 horas ago

A novela continua: DER/PR homologa pavimentação entre Imbaú e Reserva

O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR), autarquia da Secretaria de Infraestrutura e…

14 horas ago

Bunge voltará a produzir farinha de trigo Rosa Branca em Ponta Grossa

A Bunge, empresa líder em soluções para o agronegócio que conecta agricultores a consumidores de…

14 horas ago

Telêmaco Borba passa a contar com carreta de saúde da mulher para pacientes do SUS

Mais 32 municípios brasileiros passam a contar, a partir desta sexta-feira (30), com as carretas…

14 horas ago

Departamento de Esportes de Reserva realiza peneira de futsal para a Copa AMCG 2026

O Departamento de Esporte de Reserva realizará, em fevereiro, uma peneira de futsal com o…

15 horas ago