A Secretaria Municipal de Saúde de Reserva, divulgou o inicio da vacinação para crianças de 05 a 11 anos, começando nesta sexta-feira (21), com as crianças desta faixa etária com comorbidades e/ou deficiência permanente (mediante comprovação médica).
Os procedimentos de imunização serão realizados no horário das 08h às 15h, na Secretaria de Saúde do município, localizada na Rua Coronel Benjamin Branco, 762 – Bairro Ferreira.
Documentação necessária
No dia da vacinação é necessário que um familiar ou responsável acompanhe a criança. Deverão ser apresentados documento de identificação (CPF, RG, Certidão de Nascimento ou Cartão SUS) e a declaração de comorbidades assinada por um médico.
A vacina pediátrica
A vacina Pfizer pediátrica será aplicada as crianças reservenses em duas doses, com intervalo de oito semanas entre as aplicações – assim como nos adultos – para o esquema vacinal completo.
Porém, a versão pediátrica do imunizante tem especificidades como dosagem, composição, prazo de armazenagem, manejos para diluição e com orientação de insumos diferentes em relação ao imunizante para pessoas com mais de 12 anos.
O frasco da vacina para crianças terá uma cor diferente daquela aplicada em adultos, deverá ser laranja, estratégia adotada para ajudar os profissionais de saúde na hora de aplicar a vacina. Cada dose deverá ter 0,2ml.
Outras Vacinas
A Anvisa orienta que a vacina contra a Covid-19 não seja aplicada de forma concomitante à outras vacinas do calendário infantil, por precaução, sendo recomendado um intervalo de 15 dias entre a aplicação dos imunizantes.
Importância
O alerta da Organização Mundial da Saúde (OMS), que aponta que o público entre 05 e 14 anos é o mais afetado pela nova onda de Covid-19 na Europa e, que apesar de menor risco em relação a outras faixas etárias, resultou em um grande número de óbitos em crianças e adolescentes no Brasil desde o início da pandemia.
A vacina aprovada para crianças, é de um terço da dose administrada a adolescentes e a adultos e, por esse motivo, devem-se tomar todas as medidas para sua correta aplicação.
A prefeitura fará a arrecadação de alimentos não perecíveis, durante os procedimentos de vacinação, os quais serão posteriormente distribuídos para as famílias em situação de vulnerabilidade. Vale ressaltar que a doação não é obrigatória para se vacinar.