Regional

Ponte entre Ponta Grossa e Carambeí é interditada com risco de desabamento

A Ponte que liga os municípios de Carambeí e Ponta Grossa, na região da represa de Alagados, foi interditada por tempo indeterminado nesta sexta-feira (18).

A decisão da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento foi baseada em um relatório da Defesa Civil, que constatou que a estrutura da Ponte está comprometida e pode desabar a qualquer momento.

A vistoria foi feita na última segunda-feira (14) pelos técnicos da Defesa Civil de Ponta Grossa e Carambeí, além de consultoria do Departamento de Estradas de Rodagem (DER).

Conforme o documento, a Ponte Preta permanecerá interditada até a apresentação de um relatório técnico do DER que vai possibilitar a elaboração de um plano de trabalho para reconstrução.

O documento pontua que a estrutura é utilizada frequentemente para o escoamento de produção agrícola e a interdição é necessária para preservar a segurança no local.

Os técnicos constataram que as cabeceiras da ponte estão levemente comprometidas e necessitam de pequenos reparos e reforços. O pilar direito de quem segue sentido Ponta Grossa a Carambei, está com a base totalmente comprometida, com a estrutura metálica retorcida sem concreto.

Já o pilar esquerdo afundou com a base de sustentação, que causou a inclinação da estrutura. Segundo o relatório, a pista de tráfego apresenta trincas que fazem com que a estrutura possa ceder a qualquer momento devido ao alto número de veículos e equipamentos pesados que passam pelo local.

Os técnicos alertaram que a ponte está em estado crítico. Eles ressaltaram que a queda da estrutura pode comprometer “quase que totalmente” o fornecimento de água de Ponta Grossa.

Isso pode acontecer porque o córrego que passa no local faz parte do conjunto hídrico da Represa do Alagados, responsável pelo abastecimento da cidade. Se houver a queda da ponte com um caminhão de produtos químicos, por exemplo, a água pode sofrer contaminação.

A decisão foi tomada após reunião ocorrida na Prefeitura de Ponta Grossa, na última quinta-feira com representantes da Defesa Civil e secretários municipais de Ponta Grossa e Carambeí, além de representantes de entidades do setor agrícola.

Devido a interdição, o transporte de cargas e os carros de passeio que passavam pela Ponte Preta para chegar em Carambeí, pelo distrito de Catanduvas terão que utilizar o túnel do Núcleo San Martin, próximo ao antigo Matadouro Municipal.

Os motoristas também podem usar o acesso do Núcleo San Martin para o Núcleo Dal Col, pelo empreendimento Residencial Pacaembu que está em construção. A prefeitura reforça que os caminhões maiores devem optar pelo caminho dentro do Residencial, já que o túnel é estreito.

Redação Reserva News

Matéria que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente por nossa equipe de jornalismo ou obtidos pelos acessos a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Recent Posts

Acidente na BR-376 no Paraná deixa idoso em estado grave e causa interdição da rodovia

Um grave acidente foi registrado na tarde desta segunda-feira, por volta das 15h30, no km…

11 horas ago

Contran aprova resolução que acaba com a obrigatoriedade de autoescola para CNH

O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) aprovou, nesta segunda-feira (1º), a resolução que muda o…

11 horas ago

Empresa de Reserva abre vaga para Auxiliar de Plataforma na recepção de leite

Uma empresa do Município está com oportunidade de emprego aberta para o cargo de Auxiliar…

12 horas ago

Patrulheiros da Sustentabilidade vão melhorar estradas rurais e conservar água e solo no Paraná

O Governo do Paraná lançou nesta segunda-feira (1º), no Teatro Guaíra, em Curitiba, o programa…

13 horas ago

Rede estadual do Paraná abre etapa final de matrículas para 2026

Com expectativa de atender cerca de 100 mil alunos, a Secretaria da Educação do Paraná…

14 horas ago

Agência do Trabalhador de Reserva anuncia vaga para auxiliar administrativo

A Agência do Trabalhador de Reserva divulgou a abertura de uma nova vaga de emprego…

16 horas ago