Entretenimento

Parque Vila Velha oferece contemplação de estrelas no próximo sábado

A contemplação do céu estrelado é uma das atrações do Parque Vila Velha, em Ponta Grossa, e a próxima está programada para sábado (19), a partir das 18h30. O parque é a primeira parceria público privada com o Estado dentro do programa Parques Paraná, do Instituto Água e Terra (IAT), viabilizado por meio da Superintendência de Parcerias do Paraná (SGPAR).

Com a concessão, a empresa Soul Parques promove atividades de ecoturismo e constantes melhorias da Unidade de Conservação, que após o período de contrato, ao longo e 30 anos, ficarão para os paranaenses.

As atividades são orientadas por um profissional por meio do projeto Caminhadas Noturnas, promovido no local. O passeio é uma oportunidade de conhecer constelações na prática e fazer um trajeto único, desfrutando da paisagem dos arenitos de Ponta Grossa.

O secretário do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo, Márcio Nunes, lembra que a utilização das Unidades de Conservação do Estado para o turismo é acompanhada de ações de educação ambiental. “Buscamos promover o conceito do ‘quem usa cuida’, a fim de garantir lazer na natureza e promover o cuidado com o nosso patrimônio natural”, destaca.

“A Caminhada Noturna é um sucesso de visitação no parque. Quem participa conhece um outro Parque Vila Velha, pois é uma experiência completamente nova caminhar pelos Arenitos sob a luz do luar”, afirma Leandro Ribas, gestor da concessionária que administra o parque.

INFRAESTRUTURA – Para atender os participantes da Caminhada Noturna o restaurante do parque ficará aberto até momentos antes do passeio, já que não é permitido o consumo de bebidas e alimentos durante a caminhada. O local também possui estacionamento pago para os visitantes. O passeio não é recomendado a crianças menores de 10 anos de idade.

A empresa informa, ainda, que é fundamental que o participante entre em contato com o parque até as 14 horas do dia da atividade para confirmar a realização, pelo telefone (42) 3122-4488, pois o evento depende das condições climáticas. Se chover será cancelado.

Caso o tempo esteja totalmente encoberto e impossibilite a visualização do céu pelo telescópio, as informações sobre os astros serão repassadas através de projeção no Centro de Visitantes.

Confira o cronograma do passeio:

18h30: Chegada dos participantes

19h00: Saída do Centro de Visitantes

19h45: Início da trilha dos Arenitos

20h45: Chegada na Taça

21h15: Retorno ao Centro de Visitantes pelo asfalto

21h30: Início da observação pelo telescópio

22h30: Encerramento

Ingressos podem ser adquiridos no site do parque.

Fonte – Agência Estadual de Noticias

Redação Reserva News

Matéria que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente por nossa equipe de jornalismo ou obtidos pelos acessos a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Share
Published by
Redação Reserva News

Recent Posts

Prefeitos da AMCG ressaltam impacto da nova torre do HU-UEPG na saúde regional

Prefeitos e prefeitas da Associação dos Municípios dos Campos Gerais (AMCG) participaram da cerimônia de…

1 minuto ago

Tradução em tempo real chega ao WhatsApp para mensagens individuais e grupos

O WhatsApp acaba de anunciar um novo recurso que promete facilitar a vida de quem…

16 horas ago

Reserva monta força-tarefa e presta socorro a mais de 55 famílias atingidas por temporais

A Prefeitura de Reserva, por meio da Secretaria de Obras e do Posto da Brigada…

16 horas ago

Dia Internacional das Línguas de Sinais é celebrado nesta terça-feira (23)

Nesta terça-feira (23), é celebrado o “Dia Internacional das Línguas de Sinais”, instituído pela Assembleia…

17 horas ago

Seleção Sub-13 de Reserva vai disputar a Copa 4 Ventos em Castro

A Seleção Sub-13 de Reserva teve sua participação confirmada na Copa 4 Ventos, competição que…

18 horas ago

Cooperativa de reciclagem de Telêmaco Borba, com apoio da Klabin, tem a maior renda do país

A transformação de resíduos em oportunidades sociais, ambientais e econômicas é uma realidade na região…

19 horas ago