Política

Município de Reserva inaugura Sala do Empreendedor e da Fomento Paraná

A Prefeitura de Reserva inaugurou nesta quinta-feira (17) a Sala do Empreendedor e da Fomento Paraná. Localizada na sede da Secretaria de Agricultura, Desenvolvimento Econômico, Meio Ambiente e Turismo, o espaço vai centralizar a oferta de crédito e serviços aos micro e pequenos empreendedores, como formalização de empresas, capacitação e orientação em gestão para empreendedores de micro e pequeno porte.

A instalação do novo espaço é fruto de uma parceria entre a prefeitura, a Fomento Paraná, representando o Governo do estado, e o Sebrae. “Por conta dessa parceria, temos a oportunidade de dar um atendimento melhor ao micro, pequeno e médio empresário”, comentou Lorenzo Laurindo Neto, Assessor de Diretoria de Mercado da Fomento Paraná.

A Sala do Empreendedor é uma proposta inovadora dentro da gestão pública compartilhada, visando à integração dos entes municipais e demais órgãos das esferas públicas, instituições de ensino e pesquisa, associações de classes e sociedade civil.

O princípio básico desse espaço físico é reduzir a burocracia e simplificar a vida de quem deseja começar o próprio negócio.

CRÉDITO – A implantação da sala exclusiva visa incentivar a formalização e a capacitação do microempreendedor, facilitando a abertura de novas empresas, regularizando as atividades informais e oferecendo serviços aos Microempreendedores Individuais (MEI).

O Gerente Regional do Sebrae, Joel Franzin Junior, em seu pronunciamento na inauguração do espaço, acrescentou que a formalização tem enormes vantagens. “É de suma importância que um município tenha uma Sala do Empreendedor, porque ela agrega serviços, como a formalização, que possibilita que a empresa tenha acesso a financiamentos em melhores condições em instituições bancárias”, diz. “A Fomento Paraná coloca aqui à disposição as linhas de crédito mais baratas do mercado para as empresas crescerem”, lembra Joel Franzin Junior.

Para a Agente de Crédito da instituição no município, a Sra. Aleksandra Boeno, ter um local apropriado é motivo de comemoração. “É uma conquista para todo o povo reservense”, diz Aleksandra.

BAIXO CUSTO – Por meio das linhas de crédito de baixo custo da Fomento Paraná podem ser financiados projetos de investimento fixo (obras/reformas, aquisição de móveis, máquinas e equipamentos); capital de giro associado ao projeto principal (mercadorias para revender e matéria-prima para produzir); e uma combinação entre capital fixo e de giro.

Os financiamentos têm prazo de até 36 meses para pagamento e possuem as menores taxas de juros do mercado. As taxas são menores para empreendedores que apresentam certificados de participação em cursos de capacitação gerencial, como o Bom Negócio Paraná, entre outros, oferecidos por entidades parceiras.

LOCALIZAÇÃO – A Sala do Empreendedor de Reserva está localizada na Rua Marcílio Dias, 45, no centro. 

Participaram da cerimônia de inauguração o prefeito e a vice de Reserva, o Secretário de Agricultura, Desenvolvimento Econômico, Turismo e Meio Ambiente de Reserva, o Sr. Ediam Carlos Groto, o Gerente Regional do Sebrae, o Sr Joel Franzin Junior, o Sr. Emerson Ribeiro Lourenço, Gestor do Município pelo Sebrae, a Sra. Stefanny Duzeiko de Almeida, Analista do Sebrae, a Sra. Aleksandra Boeno, Agente de Desenvolvimento Local, o Sr. Gildevano Andrade, Diretor Executivo, O Vereador José Roberto Taques Szeremeta, o Vereador Valdemir Hartman, a Vereadora Soeli Justino da Luz, o Sr. Sérgio Fumio Ouchi, Presidente da Associação Comercial e Empresarial de Reserva, a Sra. Bernardete Szeremeta, Pastora da Igreja Quadrangular, o Sr. Cândido Gomes, do Jornal Tribuna da Noticia. 

GALERIA DE IMAGENS

 

Redação Reserva News

Matéria que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente por nossa equipe de jornalismo ou obtidos pelos acessos a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Recent Posts

Tradução em tempo real chega ao WhatsApp para mensagens individuais e grupos

O WhatsApp acaba de anunciar um novo recurso que promete facilitar a vida de quem…

15 horas ago

Reserva monta força-tarefa e presta socorro a mais de 55 famílias atingidas por temporais

A Prefeitura de Reserva, por meio da Secretaria de Obras e do Posto da Brigada…

15 horas ago

Dia Internacional das Línguas de Sinais é celebrado nesta terça-feira (23)

Nesta terça-feira (23), é celebrado o “Dia Internacional das Línguas de Sinais”, instituído pela Assembleia…

15 horas ago

Seleção Sub-13 de Reserva vai disputar a Copa 4 Ventos em Castro

A Seleção Sub-13 de Reserva teve sua participação confirmada na Copa 4 Ventos, competição que…

17 horas ago

Cooperativa de reciclagem de Telêmaco Borba, com apoio da Klabin, tem a maior renda do país

A transformação de resíduos em oportunidades sociais, ambientais e econômicas é uma realidade na região…

17 horas ago

Ratinho Junior sanciona lei que reduz IPVA no Paraná para a menor alíquota do país

Agora é lei: o Paraná tem o menor IPVA do Brasil. A nova alíquota do…

18 horas ago