Economia

Conta de luz volta à bandeira verde, sem cobrança extra a partir de 16 de abril

O Governo Federal anunciou nesta quarta-feira (6) o fim da bandeira de escassez hídrica, em vigor desde setembro do ano passado, e que gerava uma taxa extra na conta de energia elétrica de R$ 14,20 a cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumidos. Com o fim da bandeira, não haverá mais cobrança de taxa extra na conta de luz. A medida entra em vigor a partir do dia 16 de abril, informou o presidente.

“Bandeira verde para todos os consumidores de energia a partir de 16/04. A conta de luz terá redução de cerca de 20%”, postou o Presidente da República nas redes sociais. Em seguida, o Ministério de Minas e Energia (MME) publicou uma nota oficial com o mesmo teor das postagens do presidente sobre o assunto.

A tarifa extra foi aprovada em meio à crise hidrológica que afetou o nível dos reservatórios das usinas hidrelétricas do país em 2021. As usinas são a principal fonte geradora de energia elétrica no país. De acordo com o governo federal, foi a pior seca em 91 anos.

“Em 2021, o Brasil enfrentou a pior seca já registrada na história. Para garantir a segurança no fornecimento de energia elétrica, o país utilizou todos os recursos disponíveis e o governo federal teve que tomar medidas excepcionais. Com o esforço dos órgãos do setor, o país conseguiu superar esse desafio, os reservatórios estão muito mais cheios que no ano passado e o risco de falta de energia foi totalmente afastado”, diz a nota do MME, também reproduzida pelo presidente da República.

Segundo a nota, o reservatório da usina de Furnas terminou o mês de março acima de 80% de seu volume útil. O governo também informou a retomada da operação da Hidrovia Tietê-Paraná, que ficou interrompida por sete meses.

Já havia uma previsão de que a bandeira de escassez hídrica, patamar mais alto já adotado pelo governo, terminaria no final deste mês, mas a medida anunciada pelo MME e pelo presidente antecipa a redução em cerca de 15 dias. A perspectiva do governo é de que a bandeira verde vigore até o final do ano.

Fonte – Agência Brasil de Noticias

Redação Reserva News

Matéria que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente por nossa equipe de jornalismo ou obtidos pelos acessos a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Recent Posts

Governo do Estado acelera reconstrução de Rio Bonito do Iguaçu com obras emergenciais

O secretário estadual das Cidades, Guto Silva, fez nesta segunda-feira (10) um balanço das ações…

9 horas ago

BR-277 será interditada por nove dias em Paranaguá para implantação de sistema de pesagem de caminhões em movimento

A BR-277, principal ligação entre Curitiba e o Litoral do Paraná, ficará interditada em Paranaguá…

10 horas ago

Prefeitura de Reserva promove campanha de solidariedade às vítimas do tornado em Rio Bonito do Iguaçu

A Prefeitura de Reserva está mobilizando a população em uma campanha de solidariedade para auxiliar…

12 horas ago

Mulher morre e cinco pessoas ficam feridas em grave acidente na BR-373, em Ipiranga

Uma mulher de 37 anos, identificada como Adriane Iavorski, morreu em um acidente grave registrado…

13 horas ago

Homem morre após ser atropelado por trem em Ponta Grossa

Um homem morreu após ser atropelado por um trem nas proximidades do campus da Universidade…

13 horas ago

Simepar confirma três tornados com ventos de até 330 km/h e investiga novos casos no Paraná

O Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar) confirmou nesta segunda-feira (10) a…

14 horas ago