Regional

Cautelar do TCE-PR suspende licitação de Ivaí para execução de cobertura de centro de eventos

O Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR) expediu medida cautelar que suspende a licitação do Município de Ivaí para execução de cobertura em estrutura metálica no Centro Municipal de Eventos. A medida foi tomada em razão de indícios de irregularidade em relação à ausência, no edital da concorrência, da previsão do custo de administração local; e ao orçamento não contemplar materiais necessários à obra.

A cautelar foi concedida por despacho do conselheiro Ivens Linhares; e homologada na Sessão Virtual nº 10/22 do Tribunal Pleno do TCE-PR, realizada por videoconferência em 6 de abril. O TCE-PR acatou Representação da Lei nº 8.666/93 (Lei de Licitações e Contratos) formulada por empresa em face da Concorrência Pública CP n° 1/2022 – Funrebom, lançada pela Prefeitura de Ivaí.

A representante apontou a ausência, no edital da licitação, de previsão, como custo unitário direto, em relação às despesas com a administração local. Além disso, alegou que um item da planilha orçamentária foi fixado de forma inadequada, com base em orçamento que não levou em consideração os materiais necessários à sua plena execução.

Para a concessão da medida cautelar, Linhares considerou que o inciso II do parágrafo 2º do artigo 7º da Lei nº 8.666/93 expressa que as obras e serviços somente poderão ser licitados se “existir orçamento detalhado em planilhas que expressem a composição de todos os seus custos unitários”.

O conselheiro lembrou que a elaboração de planilha detalhada com a indicação da composição dos custos unitários é exigência imposta pela legislação sem qualquer condicionante ou relativização. Ele ressaltou, inclusive, que a inobservância da regra acarreta a nulidade dos atos ou contratos realizados e a responsabilidade de quem lhes tenha dado causa – parágrafo 6º do artigo 7º da Lei nº 8.666/93.

O relator do processo também afirmou que a identificação e a apresentação expressa dos custos unitários dos serviços que serão adquiridos são fundamentais para que se possa dimensionar com maior precisão, ainda que de maneira estimada, todos os componentes que integram o objeto licitado e os requisitos adotados pelo gestor para a formação de seu preço.

Além disso, Linhares destacou que a menção “incluso concreto”, no item contestado da planilha orçamentária, parece contrariar a informação de que o concreto necessário estaria previsto em outro item do orçamento, conforme afirmação do município em sua defesa. Assim, ele concluiu que isso gera dúvidas quanto aos materiais que estariam, de fato, incluídos neste item da planilha, com seu respectivo valor.

Finalmente, o conselheiro determinou a intimação do Município de Ivaí para que comprove o imediato cumprimento da medida liminar e apresente defesa no prazo de 15 dias. O Acórdão nº 753/22 – Tribunal Pleno foi publicado em 12 de abril, na edição nº 2.748 do Diário Eletrônico do TCE-PR. Os efeitos da cautelar perduram até que seja tomada decisão de mérito no processo, a não ser que a medida seja revogada antes disso.

Fonte – TCE-PR

Redação Reserva News

Matéria que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente por nossa equipe de jornalismo ou obtidos pelos acessos a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Recent Posts

Após chuvas, Reserva e mais 4 localidades da região estão com o abastecimento paralisado devido à falta de energia

A Sanepar informou em nota oficial, por volta das 12 horas deste sábado, dia 08,…

10 horas ago

Enem 2025: saiba o que é permitido levar no primeiro dia de provas

As primeiras provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2025 serão realizadas neste…

12 horas ago

Tornado causa destruição e deixa 6 mortos e ao menos 430 feridos no Paraná

O Corpo de Bombeiros Militar do Paraná (CBMPR) e os serviços de saúde atenderam, até…

13 horas ago

Município de Rio Bonito do Iguaçu foi atingido por um tornado, confirma Simepar

O Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar) classificou como um tornado a…

14 horas ago

Veiculo colide contra caminhão estacionado e deixa condutora com lesões graves

No começo da tarde desta sexta-feira, dia 07, por volta das 13h00, na altura do…

1 dia ago

Catálogo de produtos artesanais da região será lançado durante a ExpoIpiranga

A 1ª edição do Catálogo de Produtos da região será lançada de 4 a 7…

1 dia ago