Política

Projeto que cria a bancada feminina entra na pauta da Comissão de Constituição e Justiça da Assembleia Legislativa

Proposta, pioneira no Brasil, garante às deputadas estaduais votos conjuntos e participação na Mesa Diretora

O Projeto de Resolução 5/2022, que cria a bancada feminina na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), foi discutido na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) nesta terça-feira (26). O objetivo da proposta é garantir às deputadas um instrumento formal para a defesa de posicionamentos conjuntos na Casa.

“A possibilidade de criar a bancada feminina é um momento histórico para nós deputadas e para o Paraná. É um passo importante na nossa luta por mais voz e participação em posições de liderança”, disse a deputada estadual Cristina Silvestri (PSDB), procuradora especial da mulher na Alep e idealizadora do projeto.

A iniciativa também foi defendida pela deputada Maria Victória (PP). “Precisamos de mais medidas que incentivem a igualdade entre homens e mulheres na política”, destacou a parlamentar, que é uma das autoras da propositura. Das 54 cadeiras ocupadas por deputados estaduais no Paraná, apenas cinco são de mulheres.

A proposta garante às deputadas, além dos votos conjuntos, a participação no Colégio de Líderes, órgão consultivo da Alep, e na Mesa Diretora, hoje formada só por homens. Conforme o projeto de resolução, a bancada feminina terá a participação de todas as deputadas da Casa, independentemente de partido político ou de participação em outras bancadas.

“É uma iniciativa de vanguarda, um exemplo para todo o país”, declarou o relator do projeto na CCJ, deputado Tião Medeiros (PP), que apresentou parecer favorável.

Já o deputado Homero Marchese (REP) pediu vista do parecer favorável. “Já temos mais mulheres do que homens no Paraná. Não vejo sentido de estabelecer um benefício para uma maioria. Se temos os homens em maioria na Assembleia Legislativa é porque as mulheres quiseram assim”, justificou, explicando que precisa de mais tempo para preparar o seu voto. Com o pedido de vista, a votação do projeto foi adiada. Ele voltará à pauta da CCJ nas próximas reuniões.

Além de Cristina Silvestri e Maria Victória, o projeto de resolução é assinado pelas outras três parlamentares: Cantora Mara Lima (PSC), Mabel Canto (PSC) e Luciana Rafagnin (PT). A iniciativa tem também o apoio de vários deputados. Entre eles, Anibelli Neto (MDB), Arilson Chiorato (PT), Boca Aberta Junior (Pros), Goura (PDT), Professor Lemos (PT) e Luiz Claudio Romanelli (PSD).

A proposta de criação de uma bancada formada por parlamentares mulheres é inédita no Brasil. O grupo não existe em nenhuma outra Assembleia Legislativa, apenas em outras esferas, como no Senado e na Câmara Federal.

Fonte – Assessoria Parlamentar

Redação Reserva News

Matéria que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente por nossa equipe de jornalismo ou obtidos pelos acessos a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Recent Posts

Moradora da localidade do Vau, em Reserva, está desaparecida e família pede ajuda para localizá-la

Uma mulher moradora da localidade do Vau, no interior de Reserva está desaparecida desde a…

14 horas ago

Fim de semana em Reserva terá calor, instabilidade e chance de chuva, diz Simepar

A previsão do tempo para o fim de semana em Reserva indica que, após a…

16 horas ago

A novela continua: DER/PR homologa pavimentação entre Imbaú e Reserva

O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR), autarquia da Secretaria de Infraestrutura e…

16 horas ago

Bunge voltará a produzir farinha de trigo Rosa Branca em Ponta Grossa

A Bunge, empresa líder em soluções para o agronegócio que conecta agricultores a consumidores de…

16 horas ago

Telêmaco Borba passa a contar com carreta de saúde da mulher para pacientes do SUS

Mais 32 municípios brasileiros passam a contar, a partir desta sexta-feira (30), com as carretas…

17 horas ago

Departamento de Esportes de Reserva realiza peneira de futsal para a Copa AMCG 2026

O Departamento de Esporte de Reserva realizará, em fevereiro, uma peneira de futsal com o…

17 horas ago